Saúde e Tecnologia!

0
334

image002

 

My Beat Cia Athletica

Por Mônica Marques

 

(Janeiro de 2016)

Mais tecnologia, mais diversão e maior personalização nas aulas de ginástica e spinning : a Companhia Athletica inicia 2016 com uma proposta high tech que já é um super sucesso nos USA e Europa e promete revolucionar as aulas coletivas , com lançamento previsto para 23 de janeiro.

As salas de ginástica e de spinning tornaram-se inteligentes e monitoram a intensidade do exercício dos praticantes  em tempo real. Os praticantes interagem, ajustam o patamar de intensidade do seu esforço, maximizam o seu gasto calórico e podem até competir entre si através de games usando as informações em tempo real.

Como funciona?

Isso tudo é possível graças à evolução dos wearables, que são encontrados no mercado a preços bem acessíveis.  Para interagir com a sala inteligente, o praticante deve usar o seu wearable, um monitor de frequência cardíaca (padrão ANT+), que pode ser somente uma simples cinta usada no peito,  ou uma pulseira,  ou algo mais sofisticado  com relógio, GPS , smartphone, aplicativos, etc. A frequência cardíaca  transmitida pelos  wearables dos praticantes  é captada pela sala, projetada em uma TV ou telão e classificada em diferentes cores de acordo com os batimentos  cardíacos de cada um, em tempo real.  As cores usadas para as faixas de intensidade são:

– azul (exercício fácil, frequência cardíaca < 59% da FC máxima)imagem

– verde (intensidade moderada, 60 a 69% da FC Max)

– amarela (exercício difícil, 70 a 79% da FC Max)

– laranja (exercício cansativo, 80 a 89% da FC Max)

– vermelha (exercício muito, muito difícil, acima de 90% da FC Max).

A tecnologia fica ainda mais divertida por conta dos games.  O sistema inteligente atribui  1 a 5 pontos por minuto de exercício (dependendo da intensidade/ cor alcançada).  Os praticantes visualizam a pontuação em tempo real e caso queiram, podem competir entre si para acumular a maior quantidade de pontos.

Mas não para por aí!  Visualizando as informações de treino dos alunos, o professor pode motivá-los e orientá-los com muito mais assertividade e eficiência, garantindo melhor performance  e resultados.

Durante todo o exercício, o sistema grava as informações do treino realizado por cada praticante e ao final produz um relatório com a quantidade de calorias gastas, tempo de permanência em cada faixa de intensidade, frequência cardíaca média/máxima  e pontos acumulados.

No final de cada aula, a sala inteligente envia um relatório por e-mail  para cada praticante,  que pode comparar seus resultados e conquistas ao longo do tempo.

Monica Marques é diretora técnica do grupo Companhia Athletica, responsável pelos programas de capacitação e atualização de 1400 profissionais de Educação Física e pela implantação de novos produtos e aulas nas 18 unidades da rede. Especializada em Fisiologia do Exercício  e MBA em Gestão de Pessoas, Mônica é também  palestrante internacional nas áreas de fitness e gestão de academias.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here