Saúde – Sistema Integrado Gestão – Julho de 2012

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Saúde                                                                                                                                
SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO NA ÁREA DA SAÚDE
Por Claudia M. Sawaya de Lima
Gerente do Sistema Integrado de Gestão do Laboratório Oswaldo Cruz 
Edição 03 – Julho de 2012
Um Sistema Integrado de Gestão é um sistema que agrega todos os componentes e processos de uma empresa dentro de uma estrutura completa, possibilitando à organização trabalhar com todos os objetivos unificados, ou em outras palavras, com sinergia. Isto, na área da saúde é de fundamental importância, em função do alcance social e da necessidade de prestação de serviços de altíssima qualidade.
Neste sentido, as diferentes normas ISO, de qualidade, de gestão de pessoas, de responsabilidade social e de meio ambiente, vêm ao encontro desses objetivos, dando embasamento prático à gestão. Outras normas, específicas para a área de saúde, como a ONA a Acreditação Canadense e outras, permitem alinhar o sistema, dando suporte para um atendimento especializado, de qualidade e eficiência, a fim de atender à demanda dos envolvidos: médicos, pacientes, empresas de grupo e a sociedade como um todo.
Como gerente responsável pelo Sistema Integrado de Gestão do Laboratório Oswaldo Cruz, definimos as Políticas do Sistema junto com o Time da Qualidade que espelha a filosofia básica que dá sustentação à sua forma de trabalho, divulgadas e entendidas por meio de treinamento e publicação. Durante os treinamentos se demonstra a forma como cada colaborador, em sua função, poderá contribuir para alinhar-se com essas políticas, visando o alto desempenho da organização e o melhor atendimento às necessidades.
É através de uma atitude socialmente responsável que o Laboratório leva em conta aspectos sociais e ambientais, equilibrando as expectativas financeiras com o impacto dos investimentos, objetivando promover uma sociedade mais justa e de respeito ambiental e humano.
Nesta coluna, pretendemos evidenciar a necessidade de que cada um possa ser fiscal dos serviços que utiliza, exigindo do prestador, transparência, qualidade, atendimento e resultados confiáveis, colocando o ser humano no patamar que lhe cabe na sociedade.

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