Segurança: Alô, alô, alô… Portaria!!!!

0
727

Por José Eduardo Santos

Acontece no seu condomínio, quando você precisa falar com a portaria e às vezes demora para atender? Já deu vontade de ir pessoalmente até lá para  saber o porquê da demora? Então leia este texto até o final e você irá compreender o que acontece em alguns condomínios.

É comum ouvir essa reclamação nas reuniões de condomínio das quais participo com freqüência. Muitos condomínios costumam manter somente um porteiro dentro da portaria. Alguns por redução de custo, outros pelo fato de ter poucos moradores. Há também aqueles com muitos moradores, onde identifiquei o maior índice de reclamação na demora do atendimento do interfone. O que acontece de fato?  Nem todas as  portarias de condomínio  têm a mesma arquitetura, equipamentos de segurança eletrônica e barreiras físicas semelhantes. Assim sendo, as necessidades são também específicas quanto ao preparo para atendimento dos moradores. Para ilustrar melhor como funciona a parte interna de uma portaria e os itens que um porteiro utiliza no seu período de trabalho, trago para vocês uma imagem que vai ajudar na compreensão do que pode gerar a demora no atendimento do interfone.

Quando você liga na portaria, o porteiro poderá estar executando uma dessas tarefas:

imagem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao contrário do que muitos moradores imaginam, um porteiro tem uma série de atividades sob sua responsabilidade. Equilibrar o tempo e habilidades entre todas elas requer experiência e concentração.

Então, quando você fizer contato com a portaria e houver alguma demora para ser atendido, pense sempre que o porteiro pode estar cuidando de alguns desses itens e irá atender você em seguida. Lembre-se de que ele está cuidando de toda uma comunidade de moradores e, sendo parte de uma empresa responsável e que prima pela eficácia, rapidamente atenderá seu chamado.

 

Na revista Urbanova do mês de março escrevemos uma matéria com o tema:

A Segurança do seu condomínio está dimensionada corretamente”?

Forte abraço a todos!

7d60b160-cf6c-4baf-8fd1-b62b4e365530

José Eduardo Santos – Diretor do Grupo Coneleste Vigilância – MBA – Desenvolvimento e Gestão de Pessoas-FGV  – 20 anos de experiência no segmento de Vigilância, Portaria e Facilities. Especialista  em Implantações de Postos de trabalhos em condomínios de médio e grande porte nos  estados de: São Paulo, Rio de Janeiro e cidade de Salvador-BA.somando mais de 440 implantações  em condomínios residenciais e comerciais.Capacitação e Reciclagem de Profissionais em condomínios. Palestrante  sobre segurança em condomínios. Criação e Revisão nos Procedimentos de Segurança. Auditor na  documentação de Terceiros e Auditor da Qualidade ISO-9000.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here