Seminário que aborda vínculo entre pais e filhos acontece 17 de agosto

0
688
Seminário de Mães do Vale-Urbanova

O 2º Seminário de Mães do Vale com o tema “Família e Construção do Ser”, uma abordagem sobre a relação entre crianças e seus cuidadores parentais está com as inscrições abertas e será realizado no dia 17 de agosto, sábado, das 8h às 16h, em São José dos Campos, no Auditório do Dom Bosco. (Rua Presidente Wenceslau Braz, 161, Jardim Esplanada).

É um evento voltado para os desafios da maternidade, para equilíbrio nas relações entre pais e filhos, para a importância das relações familiares na construção e desenvolvimento do indivíduo.

Para esta edição, os palestrantes convidados são: a educadora parental e analista de comportamento Thais Basile; o psicoterapeuta de criança, adolescentes e famílias e mestre em psicologia Ivan Capelatto; as fundadoras do SOSEDUCAÇÃO, Taís e Roberta Bento que também são colunistas do Portal Educação do Estadão, da Revista Pais & Filhos e consultoras de programas televisivos Como Será e A Hora do Enem e ainda, a educadora física e empresária de São José dos Campos, Mônica Marques.

A organização e realização do 2º Seminário de Mães do Vale é feito pela Rede Mãe, sob a coordenação das psicólogas Lívia Rocha e Wélida Viana.  Lívia foi a idealizadora da Rede Mãe e tem entre as especializações, o aprimoramento em Desenvolvimento Infantil, e é supervisora do Instituto Crescendo.  Wélida tem especialização em Psicanálise, Perinatalidade e Parentalidade e participação em projetos no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas e AACD.

A escolha dos palestrantes pelas organizadoras se deu em cima de três pilares de trabalho que elas atuam, no dia a dia, em seus consultórios: educação, desenvolvimento infantil e saúde.

“O objetivo do seminário é ajudar a mãe nesta longa jornada, a questão como se dá este relacionamento dentro de casa vai refletir no comportamento, na vivência com a própria família e com a comunidade. Queremos ajudar a construir seres humanos melhores em suas emoções“, comentou Wélida Viana”

Lívia e Wélida enfatizam a questão da Parentalidade que é a responsabilidade de qualquer cuidador parental da criança, que pode ser os pais, os tios, os avós, padrastos e madrastas, que estas pessoas consolidem o vínculo.

“O vínculo é a base estrutural de todo desenvolvimento infantil. É preciso ter um vínculo de qualidade pelo menos com um adulto cuidador. O vínculo garantirá uma boa saúde mental, física, psíquica e cognitiva da criança”, explicou Lívia Rocha.

A criança não tem a conscientização da falta do vínculo, mas sofre e apresenta os sintomas da falta dele. Por outro lado, o adulto tem dificuldades para perceber a desconexão e não percebe que certos tipos de comportamentos ruins são decorrentes disto. Estar sempre por perto, não significa ter o vínculo.

“É preciso que o adulto aprenda a comunicar o amor e a atenção de uma forma que a criança compreenda e não se sinta abandonada e sofrendo, com uma presença parente”, constatou Lívia Rocha.

“O seminário quer que o participante atualize as suas informações, que troque experiências para se ter uma vivência mais participativa e construtiva com a criança”, conclui Wélida Viana

No dia do evento, um espaço kids gratuito, estará à disposição dos filhos dos participantes do seminário.

As inscrições para o segundo lote estão abertas até o dia 16 de agosto. O valor do ingresso é de R$95 e pode ser adquirido pelo site: www.seminariodemaesdovale.com.br

Serviço:

2º Seminário de Mães do Vale

Data: 17 de agosto (sábado)

Horário: 8h às 16h

Local: Auditório Dom Bosco – Rua Presidente Wenceslau Braz, 161, Jardim Esplanada. São José dos Campos.

Informações e inscrições: www.seminariodemaesdovale.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here