Trânsito: Apenas um radar está em funcionamento no Urbanova

0
1160
Foto: Divulgação PMSJC

Em julho de 2017 todos os radares de São José dos Campos foram desligados em função do processo de licitação para contratação de uma nova empresa para operar o sistema de fiscalização eletrônica de trânsito da cidade. Em outubro, os equipamentos foram removidos pela empresa responsável e a cidade ficou cerca de 6 meses sem nenhum tipo de fiscalização no trânsito.

Pelas determinações do contrato, a empresa que venceu a licitação (Fotosenssores) tinha até 5 meses para instalar todos os radares. Em dezembro, o prefeito Felício Ramuth afirmou que a instalação deveria ser concluída em março.

No Urbanova, apenas um equipamento foi instalado na Avenida Lineu de Moura, em frente ao Colégio Moppe. A Secretaria de Mobilidade Urbana informou que a divulgação dos demais locais que receberão os equipamentos de monitoramento será feita conforme o andamento da implantação, prevista para ser concluída até maio de 2018. A Secretaria informou apenas que serão mantidos os radares nos 3 pontos onde estavam instalados (2 na Av. Lineu de Moura e 1 na Av. Shishima Hifumi ) e serão acrescentados 5 equipamentos, totalizando 8 radares fixos na região do Urbanova.

Nota-se, portanto, que a nova empresa não atenderá a determinação do contrato, que previa todos os equipamentos em funcionamento até o mês de março.

Radares móveis: No site da Prefeitura está disponível a lista das avenidas que recebem os radares móveis com base em um cronograma. No Urbanova, os radares móveis geralmente entram em operação nas avenidas Possidônio José de Freitas e Av. Shishima Hifumi. (http://servicos2.sjc.sp.gov.br/servicos/radares.aspx)

Serviço

A contratação da nova empresa terá um investimento de R$ 10,7 milhões para 24 meses de serviço e engloba monitoramento e fiscalização por meio de equipamentos fixos e móveis com sistema OCR (Reconhecimento de Caracteres Óptico), que possibilita a identificação de veículos furtados, roubados ou em situação irregular — o que vai contribuir no trabalho das polícias nas questões de segurança pública.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here