Treinos de força

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Por Elisa Prits

Muito se fala sobre os “treinos da moda” com turmas animadas, grupos de corrida, circuitos funcionais e muita coisa nova que inventam todo mês. Acho o máximo diversificar a maneira de se exercitar (inclusive reinvento meus treinos sempre que posso), mas não podemos esquecer de uma coisa: o treino de força é o pilar de tudo!

Segue alguns motivos para você fazer força de verdade:

JOELHOS ZERADOS

Com a musculatura dos membros inferiores fica fortalecida, consequentemente as articulações dessa região ficam mais protegidas contra lesões. 

Principalmente os JOELHOS que tendem a incomodar os corredores, ciclistas e praticantes de atividades com impacto.

MENOS GORDURA

Estudos comprovam que o hábito de LEVANTAR PESO transforma seu corpo em uma MÁQUINA DE QUEIMAR GORDURA!

Você pode garantir a queima dos pneuzinhos mesmo com um treino de força leve. 

Sabe o motivo? 

Com aumento da MASSA MAGRA o metabolismo funciona mais rápido, logo as gordurinhas são eliminadas! 

VIDA LONGA

Por todos os porquês apontados até agora (e outros que ainda virão), se seu corpo perde gordura, melhora o metabolismo e deixa o coração bater tranquilo, a chance de incidência de doenças, incluindo o CÂNCER (Segundo estudos de universidades americanas) diminui drasticamente.

Além de ficar com o corpo sarado, sua saúde agradece!

CORAÇÃO PROTEGIDO

Como o metabolismo acelera, a queima de gordura também, a tendência é que a circunferência abdominal diminua, o que faz bem ao coração.

Sim, um fator de risco para doenças coronarianas é a relação cintura-quadril (RCQ) que para homens não deve ser superior a 1,0 e mulheres 0,8. 

Basta dividir o perímetro da cintura pelo do quadril e achar o número.

Compare com a meta e veja se está adequado. 

Os treinos de força ajudam a reduzir esse fator de risco!

OSSOS FORTES

Mas como assim o treino de FORÇA também deixa os ossos mais fortes? Isso mesmo.

O aumento de carga gerado nos ossos, pelo treino de força, os OSTEOBLASTOS são estimulados –células responsáveis pela produção do tecido ósseo.

Uma boa medida para prevenção de OSTEOPOROSE pode ser esse tipo de treino.

Grande parte das mulheres na menopausa tendem a ter esse tipo de patologia.

“MAS NÃO QUERO FICAR MUSCULOSA….”

Essa frase é a mais falada, por mulheres, que são resistentes (ou preconceituosas) com treinos de FORÇA.

Fiquem tranquilas. Nem que vocês queiram, não ficarão musculosas demais;

Para que isso ocorra é necessária uma série de fatores unidos como genéticaalimentação e treino de hipertrofia;

Comece adaptando-se com cargas leves e, aos poucos inicie um programa mais elaborado;

Para garantir efeitos mais “femininos” combine os treinos de força com exercícios funcionais e cardiovasculares. 

Por esses e outros motivos DEVEMOS incluir em nossa rotina os treinos de força.

Elisa Pritsopoulos

Personal Trainer

Esp. Fisiologia do Exercício

CREF 1035-45 – G/SP

Instagram: ElisaPrits

 

 

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