Quedas de energia voltam a ser registradas no bairro

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As quedas de energia no Urbanova vem sendo observadas há bastante tempo, porém os picos se intensificaram nos últimos anos. As quedas, que duram poucos segundos, ocorrem várias vezes ao dia e durante a madrugada.

“Estou preocupada com a possibilidade de queima de aparelhos eletro e eletrônicos. Abri uma ocorrência na EDP Bandeirante e acho que é importante as pessoas registrarem sempre que isso acontecer”, comentou Renata Antunes.

Os picos de energia podem ocorrer como resultado de equipamentos defeituosos ou queda de linhas de alta tensão. Os componentes elétricos estão cada vez mais modernos e delicados e são sensíveis a variações excessivas de corrente e tensão. Sendo assim, se os picos de energia não forem tratados apropriadamente, o equipamento pode ficar irreparavelmente danificado e até mesmo pegar fogo em caso de tensão momentânea potente.

O vereador Rogério Cyborg informou que está acompanhando a situação junto à EDP “Independente de ser subterrânea ou não, a responsabilidade é da EDP. Temos acompanhado os casos há bastante tempo e cobrado a EDP. Ela resolve temporariamente, mas o problema volta a acontecer. É importante que as pessoas registrem os casos com número de protocolo para que a gente possa remeter à ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica)”.

Na semana passada, os condomínios Paratehy e Jaguary sofreram com a falta de energia, que chegou a durar 24 horas em uma das fases. A situação gerou bastante transtorno aos moradores, especialmente em função das aulas online e homeoffice. A EDP Bandeirante fez os reparos na rede subterrânea e a situação foi normalizada.

A EDP informou que já iniciou um processo de mapeamento para identificar possíveis pontos de melhoria da rede subterrânea que atende a região do Urbanova e nas próximas duas semanas serão intensificados os trabalhos com as equipes técnicas em campo para inspecionar todos os equipamentos que compõe o sistema existente.

Quanto aos pedidos de ressarcimento em caso de dano a equipamentos elétricos decorrentes de anomalias no fornecimento de energia, a Concessionária orienta o cliente acessar o EDP Online, através do site www.edponline.com.br, preencher formulário específico para o caso, onde será relatado o ocorrido e discriminado o(s) equipamento(s) danificado(s). O pedido também pode ser realizado pessoalmente nas Agências de Atendimento da Distribuidora ou pela Central de Atendimento, no telefone 0800 721 0123.”

Leia as orientações do Procon

Segundo o artigo 22 do CDC, “Os órgãos públicos, por si ou suas empresas, concessionárias, permissionárias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, são obrigados a fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos. Parágrafo único. Nos casos de descumprimento, total ou parcial, das obrigações referidas neste artigo, serão as pessoas jurídicas compelidas a cumpri-las e a reparar os danos causados, na forma prevista neste código.”

Assim, de acordo com a resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) nº 360/2009, o consumidor que tiver algum dano em decorrência da queda de energia tem até 90 dias, para fazer reclamação junto à prestadora de serviço de energia.

Formalizada a reclamação a empresa tem o prazo de 10 dias para realizar a vistoria, avaliar os danos causados devido à queda de energia e apresentar um laudo técnico 15 dias após a realização da inspeção.

Ainda de acordo com a resolução da ANEEL quando o produto for considerado essencial como geladeira, por exemplo, a vistoria deve ser realizada em até 24 horas.
Confirmado que os danos sofridos foram em decorrência da queda de energia, a empresa tem um prazo de 20 dias para reparar os danos.

Cabe ressaltar que ao realizar a reclamação junto à empresa, o consumidor deve descrever de forma minuciosa o problema como data, dia, hora em que ocorreu a queda de energia, descrição do produto danificado com marca, ano de fabricação e por fim, exigir e guardar o protocolo da reclamação.

Caso não seja solucionado o problema, o consumidor pode realizar uma reclamação no Procon.

É importante que todos os moradores afetados registrem a ocorrência nos canais abaixo:

http://www.edponline.com.br/para-sua-casa
Central de Atendimento 0800 721 0123
Aplicativo de celular: EDP Bandeirante
WhatsApp : (11) 99841-4402
E-mail: ouvidoria.sp@edpbr.com.br

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