#UrbanovaMaisSeguro

0
601

Urbanova é considerado um dos bairros mais seguros da cidade

Apesar dos constantes relatos de roubos e furtos, estatisticamente o Urbanova permanece com baixos índices.

(Junho de 2016)DSC_0660

Pelas redes sociais e nas conversas pelo bairro, a população noticia diversas ocorrências de assaltos no bairro, seja nos estabelecimentos comerciais, como nas ruas, trilhas e loteamentos fechados.  Já nas estatísticas a situação é bem diferente. De janeiro a maio deste ano, a Polícia Militar registrou 3 roubos e 1 furto – índice semelhante ao do mesmo período de 2015, quando ocorreram 4 ocorrências de roubo.

A atitude de não registrar Boletim de Ocorrência desfavorece o bairro, pois todo o trabalho de planejamento de rondas é baseado nas estatísticas. “A primeira coisa que devemos fazer é criar uma consciência de que é preciso registrar as ocorrências, fazer o BO, isso é fundamental, sem essa atitude continuaremos apenas indignados com os acontecimentos”, disse Rogério Neres, comerciante do Urbanova.

No dia 6 de junho, um pequeno grupo de moradores e comerciantes se reuniram com representantes da Polícia Militar e Guarda Municipal. Na ocasião, os participantes de queixaram da baixa frequência de ronda policial no bairro. Apesar de o convite ter sido feito a um grande número de moradores, mais uma vez poucos participaram, ainda assim, foi dada uma atenção especial ao bairro após o encontro.  “O comando da Guarda Civil Municipal (GCM) de São José dos Campos se reuniu com comerciantes e moradores do Urbanova, para discutir ações de segurança para a região. No encontro, realizado no próprio bairro, a corporação assumiu o compromisso de intensificar as rondas que já realiza no bairro diariamente, com o objetivo de coibir possíveis ocorrências e ampliar a sensação de segurança dos frequentadores do local”, informou a Secretaria de Defesa do Cidadão.

A participação efetiva da comunidade e registro de todas as ocorrências é fundamental. “A participação tem sido pequena em todas as reuniões do Conseg e das reuniões que a Revista Urbanova promoveu. A reclamação das autoridades pela falta de comunicação das ocorrências não é de hoje. Moradores e comerciantes insistem em não comunicar a polícia quando acontece algo ou há alguma atitude suspeita no bairro. Daí nada muda mesmo. Precisamos mobilizar todo mundo.”, relatou o morador Jorge Parpinelli.

Conseg: Os CONSEGs são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir e analisar, planejar e acompanhar a solução de seus problemas comunitários de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais. Uma vez por mês acontece a reunião do Conseg Oeste, do qual o Urbanova faz parte. Informe-se sobre as datas e locais das próximas reuniões em nossa página no facebook (facebook.com/revistaurbanova)

Boletim de Ocorrência On-line: Permite solicitar a elaboração de Boletins de Ocorrência Policial, pela Internet, relacionados a desaparecimento de pessoa; roubo/furto de veículo; ameaça; roubos em que não haja danos e/ou vítima de lesão corporal e morte; furto ou perda de documentos; furto ou perda de celular; furto ou perda de placa de veículo; encontro de pessoa desaparecida; injúria, calúnia ou difamação; e casos de acidente de trânsito sem vítima.

Casos de roubo/furto a estabelecimento comercial ou bancário, roubo/furto a residência e roubo/furto de carga NÃO poderão ser registrados via Delegacia Eletrônica. Para outros tipos de ocorrência, a solicitação deve ser feita em um distrito policial. É possível também acompanhar o andamento da solicitação e conseguir o boletim para impressão diretamente no site, após o mesmo ter sido avaliado e aprovado.

 

Faça a sua parte no Sistema de Segurança Pública

1)Cumpra as leis;
2)Prevenção Primária Individual;
3)Prevenção primária Coletiva(vizinhança solidária);
4)Registre as ocorrências;
5)Participe dos Consegs;
6)Denuncie os crimes que têm conhecimento(190 e 181)

(Orientações da Polícia Militar)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here