Você está confortável em sua casa?

0
103

Por Arq. Marcelo Guedes

Hoje vamos falar sobre como podemos valorizar os espaços com pequenas ações diante do cenário atual.

Você já avaliou se os ambientes de sua casa têm boa circulação e, se os móveis estão nos lugares corretos? Esses ajustes podem deixar sua casa mais funcional e aconchegante.

Importante não se esquecer da ergonomia, afinal, ficar horas ou dias no mesmo lugar pode ser melhor se o ambiente for confortável e bem iluminado. Se for preciso substitua aquela lâmpada antiga por uma de led, além ser econômica proporciona um melhor conforto. E falando de iluminação, prefira ambientes com aquela atmosfera de efeitos: uma simples luminária pode trazer grandes resultados.  Aos quem tem espaço amplo prefiram bancadas ou mesas próximas às janelas onde se possa ver a paisagem, ter mais ventilação e se sentir seguro dentro de casa.

Ainda sobre as janelas, mantenha todas sempre limpas, aperte aquele parafuso que está precisando, veja seus armários se precisa de algum reparo, mantenha limpos os interruptores e dê especial atenção as tomadas, evite sobrecarregar com vários aparelhos, nesse caso sugiro usar uma extensão para ter mais segurança.

As bancadas são práticas e funcionais, do mesmo modo, as prateleiras tornam aquele cantinho mais aconchegante, ideal para separar livros, objetos de decoração e detalhes que trazem afinidade. É tudo muito fácil e prático, basta começar.

Outra ideia interessante é pintar aquela parede que já está sem vida ou desgastada com o tempo. Sugiro fazer uma seleção da cor que mais lhe agrada, se gostar de ousar agora é hora de se arriscar com um papel de parede bem alegre, algo bem a sua cara e que lhe traga personalidade para cada um.

Importante dar especial atenção as áreas molhadas, de repente é hora de fazer o reparo daquele rejunte que já está desgastado para evitar infiltração no futuro. Para os mais ousados que tal dar uma cor nesse rejunte, Você vai se sentir mais envolvido na rotina de casa, que tal ???

Agora é hora de se fazer aqueles pequenos consertos que a gente fica postergando, organizar a casa é uma função bem interessante.

E no final repare em cada detalhe de sua casa, veja o que pode mudar de acordo com sua necessidade. Para obras maiores prefira fazer somente após essa quarentena, porém, sugiro contratar um profissional arquiteto ou designer de interiores, pois, somente ele irá planejar todos os ambientes que você vive, seu estilo de vida, afinal nessa época de isolamento social  percebemos a real importância desse profissional que realmente cuida de onde estamos melhor: em nosso lar, não é mesmo?

Um abraço a todos e até a próxima.

#ficaemcasa

#estamosjuntos

Marcelo Guedes é Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Braz Cubas de Mogi das Cruzes. Foi presidente da AEASJC – Associação de Engenheiros e Arquitetos de SJCampos e diretor do IAP (Instituto de Aprimoramento Profissional) da Aconvap – Associação das Construtoras do Vale do Paraíba e foi professor da Unip.

Também integra o projeto Caminhos da Arquitetura e já fez parte da Câmara Técnica do CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo e Gerente do Crea/SP.

Atualmente é Professor Universitário da Universidade Anhanguera e do Senac.

Trabalha com Projetos de Arquitetura e Projeto de Interiores, especializado em Luminotecnica e Planejamento e Gerenciamento de Projetos. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here