Você gostaria de ser síndico onde você mora?

0
1419

A falta de condôminos que aceitem assumir o cargo de síndicos tem levado muitos edifícios a contratar síndicos profissionais para estar à frente de condomínios residenciais. No entanto, muitos prédios ainda possuem síndicos moradores. Nesses casos é comum que o síndico-morador obtenha a isenção da cota condominial ou receba uma remuneração pelo serviço na função síndico. Alguns desconhecem que o síndico é o responsável legal pelo condomínio, o que significa que, se houver qualquer irregularidade nas ações do prédio na sua gestão, ele pode, em última instância, ser julgado civil e criminalmente.  É evidente que existem síndicos que já estão no seu mandato 04, 05, 06 anos, fazendo uma boa gestão e transformando o condomínio como se fosse uma empresa privada, criando cargos, convocando reuniões quinzenais ou mensais para discutir as inadimplências, melhorias de sistema de segurança, a pintura das torres.

Escolhi um síndico para contar da sua experiência ou se tratando de uma associação de moradores, seu cargo é “Diretor Presidente, Sr. Antonio Vaz,  Diretor Presidente da Associação dos Proprietários do Residencial Floradas do Paratey, que já está no seu 3º mandato. Morador no residencial desde 2012, é conhecido por todos moradores, já realizou várias obras de melhorias para o residencial, recentemente mudou toda fachada da portaria, entrada de veículos e de pedestres e construiu um portal na entrada. Economista de formação, com especialização em engenharia econômica/financeira,  comenta que administra o residencial como se fosse um diretor presidente de uma empresa privada, controlando bem cada centavo pertencente aos associados.

Dei uma volta com ele nas áreas comuns do residencial, e observei tudo muito bem cuidado e limpo. Ele não gosta de serviço mal feito. Trata os terceiros que trabalham no residencial como parceiros, oferecendo uma condição de trabalho digno e respeitando a todos. Perguntei qual o segredo da sua gestão e se manter por 03 mandatos. Ele responde: sempre fazendo melhorias para o residencial, que acaba revertendo na valorização dos imóveis e tranqüilidade para os moradores. Comenta que o segredo está numa boa gestão, para isso, mantém um escritório junto a portaria com um supervisor administrativo contratado pela Associação, para dar  atendimentos adequados aos associados, enfim, precisa saber contratar empresas terceirizadas, tais como: Administradora, Segurança Patrimonial, Controle de Acesso, Segurança eletrônica, manutenção dos portões e cancelas, controle de acesso automatizado,  buscando no mercado as melhores empresas do ramo,  com qualidade e preços que atendam os orçamentos aprovados em assembléia. E assim o Sr. Antonio vai administrando o residencial com eficiência e transparência. Quando as pessoas circulam pelas áreas comuns do residencial, encontra-se com as 26 moradoras que andam o dia todo cantando e que não contribuem com as taxas de manutenção: as galinha-d’angola.

Forte abraço a todos!

José Eduardo Santos é Diretor do Grupo Coneleste Vigilância – MBA em Desenvolvimento de Pessoas FGV – 20 anos de experiência no segmento de Vigilância, Portaria e Facilities. Palestrante sobre segurança em condomínios – Mais de 440 implantações de Postos de Trabalho em condomínios residenciais e comerciais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here