Você já ouviu falar em Urban Jungle?

0
157
urbanova
Imagem: ilustração

Por Arq. Marcelo Guedes

A tendência na decoração “urban jungle”, ou floresta urbana, consiste em aproximar a natureza da vida das pessoas de uma maneira agradável. Isso acontece devido ao fato de se ter cada vez mais pessoas morando em centros urbanos agitados e apartamentos compactos e com pouco contato com o verde.

Quem nunca se pegou em viver a emoção de se ter verde por perto, pois, além de fazer bem para a alma e também para o corpo, contribui para a sensação de bem-estar e qualidade de vida, além de acalmar e trazer conforto.

Nesse estilo de decoração temos como destaque as folhagens, de vários tamanhos, formas, cores e texturas. Já as flores com suas  pétalas podem aparecer como leves toques de cor, mas as folhas verdes são as verdadeiras protagonistas. E seguindo essa linha vale desde paredes verdes e árvores frutíferas dentro de casa até simples vasinhos juntinhos em aparadores e prateleiras. Para quem não leva muito jeito para cuidar de plantas, temos as mais resistentes como cactos e suculentas como uma ótima alternativa.

Também encontramos as folhas em forma de estampas, espalhadas pelos objetos do dia a dia como  como almofadas, papéis de parede, gravuras, quadros, louças, objetos de decoração ou o que a sua criatividade permitir. Tudo isso colabora com o clima de tranquilidade e transformam o ambiente, criando um clima harmonioso. Também temos detalhes nos talheres, forros e tecidos temáticos, de folhagens ou o que sua inspiração permitir. Para isso existem maneiras de inserir a natureza nos ambientes, você só precisa se decidir de que maneira pretende escolhendo cada ambiente para obter os melhores resultados.

Numa sala por exemplo é possível ter grandes resultados com vasos de vários tamanhos e formas com plantas que farão a diferença. Já na cozinha é possível compor uma horta de temperos que ajuda na hora de cozinhar e ainda cria aromas pelo ambiente. Nos banheiros é necessário ter uma maior atenção com a escolha do tipo de planta, pois, são ambientes úmidos. Nos quartos, também pode se ter plantas que tornam o ar mais puro e contribui para uma boa noite de sono. Enfim, a hora agora é viver a natureza, portanto, escolha o que mais lhe agradar sem medo de ser feliz.

Agora que você já conhece esse estilo de decoração, qual será sua transformação na sua casa???

Se puder nos envie fotos para a mostrar qual ideia você teve para se inspirar, o que mais lhe agrada… (marceloguede@gmail.com)

Tenha um Feliz Natal, um forte abraço e até a próxima!!!

Marcelo Guedes é Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Braz Cubas de Mogi das Cruzes.  Integra o projeto Caminhos da Arquitetura. Atualmente é Professor Universitário da Universidade Anhanguera,  Senac e FAAP. Trabalha com Projetos de Arquitetura e Projeto de Interiores, especializado em Luminotecnica e Planejamento e Gerenciamento de Projetos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here