Você não precisa mais ter medo do tratamento de canal!

0
172
Foto: Luis Jr-Esquadrão do Click

A coluna EU MORO NO URBANOVA sempre fez muito sucesso aqui em nossa revista e resolvemos retomar esse espaço, que destaca talentos dos nossos vizinhos do bairro!

Apresentamos a vocês a Dra. Lisandra Prates Pereira de Cerqueira, dentista especialista em endodontia microcópica e prótese dentária. Em 2017 realizou a residência em endodontia microscópica avançada na Universidade da Flórida (EUA), considerada referência em abordagem de tratamentos complexos.

Mora há 10 anos no bairro com o esposo Luiz Sérgio e os filhos Lívia e Arthur. Muito dedicada a seus compromissos profissionais, encontra no Urbanova o refúgio para os momentos de descanso e lazer com a família.

A Dra. Lisandra é umas das mais renomadas profissionais na área de endodontia microscópica na região e você vai entender o porquê na entrevista abaixo. A endodontia é a especialidade da odontologia que trata o famoso e temido canal mas, calma, você pode respirar aliviado pois com as novas técnicas o trauma de um tratamento de canal ficou no passado!

Dra, quando é necessário realizar um tratamento de canal?

O tratamento de canal torna-se necessário quando o tecido pulpar (nervo) é contaminado pela cárie dentária, causando a entrada de bactérias e os seus subprodutos que causam um processo inflamatório, resultando inicialmente numa sensibilidade e eventualmente dor de dente, e necrose.  Uma infecção do canal radicular pode causar: inchaço que pode espalhar para outras áreas do rosto, pescoço ou cabeça; reabsorção óssea em torno da raiz; abscesso com pontos de drenagem entre a gengiva e o dente, dentre outras complicações.

Para prevenir o aumento progressivo da dor, os demais sinais e sintomas, como a necrose total da polpa (nervo),recomenda-se o tratamento de canal, o mais breve possível, tanto pelo bem estar do paciente, como pelo índice de sucesso do tratamento.

Quais foram os principais avanços no tratamento de canal nos últimos anos?

Tivemos avanços muito importantes, como a endodontia mecanizada. Ainda são poucos profissionais que utilizam essa técnica pelo alto custo dos equipamentos, porém para o paciente os benefícios são enormes. Eu trabalho há 9 anos com essa técnica pelo alto índice de sucesso e por permitir em muitos casos o tratamento em apenas uma consulta.

A utilização de limas de níquel titânio com tratamento térmico acionados a um motor elétrico representam um grande avanço. Evitam que o dentista faça o trabalho manual garantindo uma maior previsibilidade do tratamento, assim como o uso do microscópio operatório que proporciona um resultado de maior qualidade, quando associado ao ultrassom que viabiliza a limpeza de áreas antes não visualizadas e muito menos tratadas. Soma-se a essa possibilidade de solucionar casos de alta complexidade, como retratamento de canal, tratamentos em que não foram feitos de forma adequada, sendo preciso um novo procedimento para  cessar a dor e preservar a integridade do dente.

A soma dessas tecnologias ao conhecimento científico do dentista especialista em endodontia  nos protocolos dos tratamentos torna o atendimento mais seguro e eficaz, sem dor pós tratamento proporcionando conforto ao paciente.

Não custa lembrar. Gostaria que você falasse sobre a importância da prevenção e cuidados com a saúde bucal

Muitas pessoas ainda têm medo de ir ao dentista para as consultas de rotina e isso é muito sério. As visitas regulares são importantes para a prevenção de doenças de origem dentárias que podem levar a doenças cardíacas, dores musculares, baixo rendimento físico, doenças cerebrais, entre outros.

 

Dra Lisandra Prates Pereira de Cerqueira.

Especialista em Endodontia microscópica e Prótese Dentária

Contato: (12) 3019-1794 ou (12) 99748-2377 (WhatsApp)

Endereço: Avenida Dr. João Guilhermino, 261 – Ed. Metropolitan Office – Sala 15 SJC

Instagram: dralisandracerqueira_ e Lisandra_cerqueira

 

Participe!
Essa entrevista foi uma sugestão da leitora Adriana Campos. Envie para nosso e-mail sugestões de nomes e temas que você gostaria de ver neste espaço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here