Você sabe como prevenir incêndios domésticos?

0
769

Incêndio em residência no condomínio Mont Serrat no Urbanova deixa população assustada e, em alerta

63eda31d-2ce9-42e9-8370-bdc5bf006d51

 Era madrugada de sábado para domingo. A família dormia. Recebiam naquele final de semana a visita da mãe do proprietário da residência. Por volta das 4h o cachorro começou a latir e acordou a todos. O fogo já havia tomado conta de boa parte da casa e já era difícil respirar. O pai retirou os filhos de 7 e 11 anos do quarto e os levou para a sacada junto com a esposa. Quando foi em direção ao quarto onde dormia sua mãe (87 anos) já era tarde demais. O fogo não permitiu que ele se aproximasse. Ele gritou e orientou que ela se dirigisse a sacada do outro lado da casa. Os bombeiros chegaram, resgataram a família, mas a senhora havia falecido.

Esse triste acidente sensibilizou a todos. Nas redes sociais, desconhecidos deixaram mensagens de apoio e solidariedade à família. Naturalmente despertou também a preocupação de como evitar os incêndios domésticos. A causa do incêndio está sendo investigada pela Polícia Científica. A hipótese inicial é de uma pane elétrica, porém o laudo oficial será concluído em até 30 dias.

eacdba58-60ae-4410-8b15-8357668ef0e0

Há cerca de 1 ano, também no Urbanova um apartamento pegou fogo, supostamente por um curto circuito no carregador de um celular. Afinal, você sabe como evitar que isso aconteça?

Conversamos com o Capitão Bernardes, Comandante do Corpo de Bombeiros de São José dos Campos e Jacareí que orientou a realização de uma revisão regular na parte elétrica das residências; não deixar aparelhos celulares carregando durante a madrugada e, deixou como sugestão a instalação de detectores de fumaça nas residências. No caso de algum incidente, a orientação é a fuga para áreas ventiladas, andar sempre agachado, se possível colocar um pano úmido no rosto – cobrindo boca e nariz, jamais tentar combater sozinho um incêndio de grandes proporções. Acionar os bombeiros (193) imediatamente.

Outras dicas do programa de Educação Pública do Corpo de Bombeiros

  • Não deixar panelas no fogo sem supervisão
  • Nunca deixe velas, isqueiros ou caixa de fósforos ao alcance das crianças.
  • Não permita que crianças brinquem na cozinha.
  • Não ligue diversos aparelhos eletrônicos na mesma tomada.
  • Cuidado com repelentes elétricos. Esses aparelhos geralmente produzem calor para liberar o veneno. Remova-os da tomada ao sair de casa
  • Não armazene materiais como álcool, gasolina, removedor, querosene, papéis, panos, acetona, óleos e outros próximos a fontes de calor.
  • As principais fontes de calor em uma residência são: fogão, fornos, motores elétricos, aparelhos elétricos e eletrônicos, aquecedores de ambiente, aquecedores de água, lâmpadas e outros.

 

 

Fotos: Divulgação Corpo de Bombeiros

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here