Voluntários recolhem 100 kg de lixo em ação do Dia Mundial da Limpeza em São José

0
586
Revista Urbanova-Urbanova

No último sábado (21), em ação organizada pelo Movimento Lixo Zero SJC para o Dia Mundial da Limpeza, cerca de 200 voluntários recolheram mais de 100 kg de material descartado incorretamente em praças, áreas verdes e vias públicas do Jardim Aquárius. Além de aproximadamente 2 mil bitucas de cigarro.

A ação, que envolveu uma caminhada de limpeza em um trecho de 3 km, contou com a participação voluntária de pessoas de todas as idades, famílias e grupos de amigos, além dos membros do Movimento Lixo Zero de São José dos Campos e grupos de operações socioambientais, como o Suçuarana.

Após uma breve aula de alongamento com profissionais de educação física que colaboram com a ação, os participantes receberam orientações prévias de cuidados e ganharam luvas e sacos de lixo cedidos pela Prefeitura, que apoiou a ação e, ainda, disponibilizou mudas de árvores nativas para o plantio no trajeto.

Foram recolhidos todo tipo de material, desde plásticos e latinhas, até mesmo um televisor antigo de tubo, que estava na área verde do córrego Senhorinha, que margeia a pista de skate da praça Chico Mendes. As bitucas de cigarro foram recolhidas separadamente, por ser um material altamente poluente, pequeno e de difícil reciclagem, “em todas as ruas, calçadas e gramados haviam bitucas de cigarro jogadas, mesmo em locais próximos às lixeiras públicas. A quantidade coletada assusta”, relataram os organizadores da ação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here