Ação da Guarda Municipal gera revolta em São José dos Campos. Prefeito pede desculpas.

0
197

A abordagem da Guarda Civil Municipal a um senhor, morador de rua, no centro da cidade nesta segunda-feira gerou revolta e indignação por parte das pessoas que testemunharam o fato e gravaram a ação. O vídeo viralizou nas redes sociais e a população pede justiça e esclarecimentos da Prefeitura.

No vídeo, o senhor Jadir é abordado de forma brusca pelos Guardas Municipais no calçadão. É possível ver a tentativa de comerciantes e pessoas que passavam pelo local de impedir a ação da Guarda.

O senhor é conhecido na região central. Sempre acompanhado pela cadela Isabela, ele costuma pedir ajuda para comprar ração. Há relatos de que a confusão teria começado quando ele tentou entrar no Mercado Municipal com sua cachorra e foi impedido pelo servidor. Ao ser impedido, o senhor teria jogado café no funcionário da Guarda Municipal.

“Excedeu muito o limite razoável de como deveria ter sido feito. É um senhor de idade, e ainda estava com uma cachorrinha no colo. Independente do motivo, em nome da cidade, quero pedir desculpas ao senhor Jadir porque, na minha opinião, houve excesso. Tudo será apurado”, disse o Prefeito Felício Ramuth em um vídeo em sua rede social.

O senhor já foi liberado e está com sua cachorra Isabela.

A Prefeitura de São José dos Campos informou que as imagens da ocorrência estão sendo analisadas pela Corregedoria da Guarda Civil Municipal para apuração de responsabilidades e tomada de providências.

Por meio de nota a Prefeitura informou que os três GCMs envolvidos no caso serão remanejados para atividades internas, até que o Proced apure o caso. “Dois dos guardas estão em estágio probatório e a atitude deles não condiz com a orientação da GCM no município”.

A Polícia Civil também irá investigar o caso. Foi registrado Boletim de Ocorrência por desacato a autoridade contra o morador de rua. Um boletim de lesão corporal por parte da Guarda Municipal também foi registrado por testemunhas.

Veja o video

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here