Alunos da academia ao ar livre do Urbanova realizam ação em prol da campanha Sinal de Gentileza

0
362
Foto: Clarissa Passos

Na manhã desta segunda-feira (6) os alunos da academia ao ar livre localizada na Avenida Shishima Hifumi, no Urbanova fizeram uma ação de conscientização à travessia segura na faixa de pedestre.

A iniciativa da professora Márcia Cardoso está alinhada à campanha “#Sinal de Gentileza” lançada no mês de março pela Secretaria de Mobilidade Urbana com o objetivo de melhorar a relação entre motoristas e pedestres. A academia fica próxima ao mercado Fruit City e os alunos precisam contar com a atenção e colaboração dos motoristas para atravessarem com segurança.

O programa Sinal de Gentileza tem foco na disseminação de mensagens positivas sobre atitudes que fazem a diferença quando o assunto é segurança no trânsito. Para os pedestres, o  Sinal de Gentileza está no ato de estender o braço, demonstrando ao motorista a intenção de atravessar. Na
sequência, o Sinal de Gentileza será do condutor, permitindo que o pedestre faça a travessia em segurança. Quando se está na condução do veículo, o gesto ainda pode ir além. Ao ligar o pisca-alerta e estender o braço para o lado, o condutor alerta os demais motoristas que algo está acontecendo à frente, fazendo com que todos reduzam a velocidade e possam parar em segurança.

Em ambos os casos, a dica vale para as faixas não semaforizadas, onde comunicação entre condutores e pedestres é fundamental para que a parada do veículo e a travessia ocorra de forma segura. “Levante a mão para o alto e aponte ela para frente. O motorista para e você segue em frente” é o refrão da música que vai embalar comerciais de TV, spots de rádio e até ações nas ruas durante os próximos meses. Anúncios em jornais e revistas, cartazes em ônibus e prédios públicos também reforçarão a mensagem.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here