Autoestima e estilo – Uma imagem fala mais do que mil palavras

0
341

dri para siteAUTOESTIMA E ESTILO

“UMA IMAGEM FALA MAIS DO QUE MIL PALAVRAS”

TER UMA IMAGEM PESSOAL ÍMPAR E ORIGINAL É ATITUDE DE MAIOR VALOR DE QUALQUER PESSOA OU EMPRESA

Por Adriana Rebouças

(Abril de 2016)

Hoje, sabemos da vida de nossos amigos e familiares através das redes sociais, e até mesmo nos desenvolvemos profissionalmente por meio deles.

Por conta disso é cada vez mais importante que estejamos atentos ao que postamos, ao que curtimos, ao que compartilhamos em nossos perfis.

Redes sociais x Vida profissional/pessoal

Empresas brasileiras desclassificam candidatos a uma vaga de emprego devido à má utilização das redes sociais. Pessoas excluem amigos por conta de posts indevidos e deselegantes.

1) Sua imagem de perfil 

Procure postar uma imagem bacana, original. Evite imagens escuras, embaçadas e recortes de imagens. Nos dia de hoje uma boa foto conta muito . Evite imagens de animais e paisagens. Quando se fala em imagem de perfil é a sua foto que deve ser vista. Tanto para um recrutador como para um amigo antigo ou atual irá passar a impressão de anulação de sua própria imagem, ou seja, não aceitação de si próprio, pois como alguém que não se aprecia irá ganhar admiração de alguém, existem exceções, mas o importante é procurar meios de aceitar sua própria imagem através de uma fotografia bem feita.

Além da fotografia profissional, tenho algumas dicas para fazer uma boa foto para seu perfil. Uma selfie por exemplo, faça-a em dias claros, dica simples mas vejo que muita gente ainda não sabe, vire seu rosto para a luz do dia, não fique conta a luz. Procure seu melhor ângulo, vá fazendo vários cliques e diversas posições até achar a melhor para seu tipo de rosto, umas das mais aprovadas nas selfies é a de cima para baixo; eleve seu celular e olhe para cima virado para luz sem deixar sombras nas olheiras e em baixo do nariz.

Garanto que uma bela imagem de perfil fará muita diferença em todos aspectos!
 2) Evite desabafos desastrosos e ofensivos 

Desabafar, falar mal de alguém  nada disso é legal para sua imagem pessoal e, principalmente profissional 

Que tal desabafar com seus amigos mais íntimos  pessoalmente e, diminuir a intensidade da ira expressada no post ou simplesmente não postar. Seja mais “light” e entenda que chateações fazem parte do nosso dia a dia. Lamentações e assuntos desagradáveis já temos quando ligamos a TV, por exemplo. E lembre-se: ser original é diferente de expor suas críticas de maneira ofensivas, pode ter certeza que a maioria que se depara com esse tipo de post não está interessado nele.

Se um recrutador se deparar com esse tipo de comentário no seu perfil, ele com certeza vai colocá-lo no fim da lista de profissionais ou excluí-lo. Afinal, ninguém quer contratar ou ter um amigo “reclamão”.

3) Cuidado com imagens que falam 

Aquela foto da festa do último fim de semana que mostra que você passou dos limites no volume de álcool consumido; aquela outra da praia, de biquíni, sunga, ficaria melhor se fosse dividida apenas entre vocês, e assim por diante.

Pode ate parecer que não, mas farão a diferença em sua vida pessoal e na sua carreira. Pode ter certeza disso.

4) Saiba dosar a quantidade de posts que você faz por dia

Seus amigos e parentes podem se cansar de ver vários posts diários de sua vida, muito menos recrutadores de empresas. Isso passa a impressão que essa pessoa passa o dia inteiro naquele mundo virtual.

Claro que você não precisa deixar de postar. O importante é ter bom senso, escolher bem os temas a serem postados (não preciso nem falar que pornografia, violência e drogas são assuntos nunca bem vistos no ambiente pessoal e profissional) e não virar um “poluidor” de redes sociais dos amigos, colegas, clientes, etc.

5) Use suas redes sociais para compartilhar coisas boas e dicas bacanas 

As pessoas gostam de saber como está a vida do amigo, do parente, do vizinho, do colega, mas também gostam (e querem) ter acesso à informação de qualidade por meio das redes sociais. E se você for esse compartilhador de conhecimento seus contatos profissionais valorizarão essa sua característica.

Claro que estas não são as únicas dicas para cuidar da sua imagem pessoal nas redes sociais, mas segui-las já é um bom começo. Pense nisso, pare de cometer gafes e cuide também de quem você é na internet. Sua carreira e vida pessoal agradecem!

Adriana Rebouças é diretora e fotógrafa do Esquadrão do Click, empresa especializada em fotografar mulheres.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here