Calhas e Rufos ajudam a proteger sua casa de fortes chuvas

0
14

Por Marcelo Guedes

Nesta edição vamos falar sobre uma maneira de prevenir problemas nas construções devido às fortes chuvas de verão: calhas e rufos.

Para que não se tenha imprevisto o melhor momento para avaliar se as calhas ou rufos estão funcionando adequadamente é nessa época do ano, pois, durante uma chuva de grande intensidade podem aparecer os grandes problemas.

Mas o que são calhas ou rufos?

As calhas são canais responsáveis pela coleta da água da chuva que corre pelos telhados e terraços de casas ou construções. Se o fluxo da água não estiver correndo adequadamente, é possível que haja obstrução causada por folhas de árvores e sujeiras, ou ainda, pode estar com algum problema estrutural que necessite de correção ou substituição devido à exposição no tempo.

Existem diferentes tipos e cada uma é responsável por uma função. As calhas de alumínio, apesar de terem um custo diferenciado, são as mais adequadas. Esse modelo é o mais resistente, sólido, não enferruja e pode receber aplicação de tinta, além disso, possuem um acabamento melhor. Outro modelo é a calha de PVC. Ela pode ser facilmente encontrada em lojas de materiais de construção e possui uma praticidade no momento da limpeza. Porém, é preciso avaliar o local que será instalada, levando em consideração o nível de água que irá receber.

Durante a escolha das calhas é preciso avaliar o tipo de telha, comprimento, queda da água e outros aspectos do local da instalação para que os canais possam conduzir a água de maneira controlada para evitar alagamentos, apodrecimentos ou umidade excessiva no ambiente.

Os rufos são peças moldadas e fixadas em determinados pontos de uma residência e servem para impedir que a água infiltre nas paredes e muros. A falta de um rufo ou a sua má instalação pode comprometer paredes, telhados e pode causar manchas na construção que geram mau cheiro, mofo e até o apodrecimento de paredes de alvenaria.

Os rufos são feitos com chapa metálica e fixados com rebites ou pregos específicos, além de uma camada de argamassa na borda para garantir a vedação e dar proteção.

Assim como as calhas, os rufos também podem ser encontrados em alguns modelos. Os mais comuns são a pingadeira (que serve para desviar a água da chuva e impede que ela escorra ao longo da parede), a capa (as pingadeiras são dos dois lados) e o externo e interno (colocados entre os pontos de encontro de telhados e paredes).

Caso precise entre em contato e posso te ajudar na prevenção de maiores problemas e te ajudar na melhor escolha.

Um abraço e até a próxima!

Marcelo Guedes é Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Braz Cubas de Mogi das Cruzes.  Integra o projeto Caminhos da Arquitetura. Atualmente é Professor Universitário da Universidade Anhanguera,  Senac e FAAP. Trabalha com Projetos de Arquitetura e Projeto de Interiores, especializado em Luminotecnica e Planejamento e Gerenciamento de Projetos. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here