Campanha de vacinação contra a gripe acontecerá de 10 de abril a 31 de maio

0
601
A primeira etapa da campanha de vacinação, abrangerá crianças, gestantes e puérperas - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

A 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza será realizada de 10 de abril a 31 de maio, das 8h às 17h, em todas as unidades básicas de saúde de São José dos Campos. O Dia D de mobilização nacional está programado para 4 de maio (sábado).

A orientação da Secretaria de Estado da Saúde é que os municípios façam um escalonamento da vacinação para os grupos de risco, ou seja, que seja feita por etapas.

Assim, a primeira etapa, de 10 a 19 de abril, abrangerá as crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas (45 dias após o parto). Neste período, além da vacina influenza, também serão disponibilizadas as demais vacinas do calendário nacional para atualização da carteira de vacinação.

A partir de 22 de abril, serão vacinados todos os demais grupos prioritários: idosos (mais de 60 anos), trabalhador de saúde (dos setores públicos e privados), professores (da rede pública e privada), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Também serão vacinadas, a partir do dia 22, as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. No entanto, mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

A meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um destes grupos prioritários: trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas e idosos.

A estratégia de vacinação tem como objetivo minimizar a ocorrência da doença, as internações e óbitos atribuídos ao vírus influenza nos grupos mais vulneráveis, ou seja, que têm maior risco de evoluir com complicações.

A doença

A Influenza (gripe) é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e mundiais.

A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas, por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here