Com pandemia, Congresso Ideias & Debates do INVOZ e Jovem Pan será on-line pela primeira vez

0
60
Foto: Reprodução Facebook

Inscrições para o evento já estão abertas no hotsite; filósofo Luiz Felipe Pondé falará sobre Educação Transformadora

O INVOZ e a rádio Jovem Pan São José dos Campos realizam no próximo dia 21 de setembro o Congresso Ideias & Debates. O tema deste ano será Educação Transformadora.  Pela primeira vez o evento, que é gratuito, acontece totalmente on-line, por causa da pandemia de coronavírus. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no hotsite do congresso ou clicando diretamente aqui. O Ideias & Debates conta com o patrocínio do Anglo, do Objetivo Aquarius e da Quero Educação.

O evento é dirigido a educadores e profissionais da área. Ao fazer a inscrição, o participante receberá um email com um link de confirmação para o acesso ao evento. Os inscritos que participarem por no mínimo uma hora receberão um certificado ao final. A programação começa às 8 horas com o professor Anderson Ribeiro Correia, reitor do Instituto Tecnológico de Aeronaútica (ITA). Ele dará as boas-vindas e será o anfitrião.

Em seguida, das 8:30 às 9:45, o filósofo Luiz Felipe Pondé falará sobre o tema do congresso. O público poderá fazer perguntas também, através de um chat integrado à plataforma de transmissão on-line. Pondé é um filósofo e escritor brasileiro, doutor pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado pela Universidade de Tel Aviv, em Israel. Ele tem mais de 30 livros publicados, entre eles Filosofia do Cotidiano.

Painéis e Cases

O congresso terá três painéis temáticos: família, trabalho e sociedade. Cada painel tem um âncora e três cases de sucesso, com 10 minutos. Serão discutidos temas como o poder da família e da escola, com Taís Bento e Roberta Bento, mãe e filha, donas da SOS Educação. Elas são educadoras e orientadoras de famílias na relação com a escola. As prefeituras de São José dos Campos e de Osasco apresentarão cases. O Anglo, que patrocina o Congresso, também falará sobre Alunos Protagonistas Criando o Futuro.

O painel seguinte é com Almério Melquíades de Araújo, coordenador de Ensino Médio e Técnico do  Centro Paula Souza (CPS Cetec). Ele fará uma apresentação sobre a expansão da educação profissional. Ainda no horário da tarde, será a vez dos cases do Colégio Embraer, do SENAI e do Objetivo São José dos Campos. O Objetivo, outro patrocinador, discutirá as Novas Perspectivas de Aprendizagem no Curso Pré-vestibular.

O último painel sobre sociedade será com  Paulo Guimarães, secretário de Mobilidade Urbana de São José dos Campos (SP). Ele falará sobre cidades e comunidades sustentáveis, seguras e inclusivas. Roberta Mantovanni, sócia-diretora na Mantovani & Martinez Consultoria Pedagógica, apresentará o case sobre mobilidade urbana.

Já Ramires Brilhante, que trabalha como coordenador de educação ambiental na Prefeitura de Vitória (ES), falará sobre o projeto Cidade Educadora. Maria Thereza Ferreira Cyrino, secretária de Educação de Jacareí, vai trazer experiências sobre acompanhamento da aprendizagem.

A programação on-line termina às 17:15, após uma hora e 20 minutos para almoço, e depois da fala de Johnis Rodrigues Almeida Santos, da Fundação Hélio Augusto de Souza (Fundhas), sobre as transformações da educação.

A programação completa você pode conferir aqui.  O Congresso Ideais & Debates – Educação Transformadora conta com o apoio da Joa Soluções, NIPBR, Água Mineral Monteiro Lobato, Instituto Empreendedor do Futuro, Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e da Mestra. O jornalista Rui Gonçalves, diretor de Cultura do INVOZ, será o mediador.

Mais de 700 inscritos

Já são mais de 700 inscritos através do hotsite do congresso. Pela primeira vez, por causa do Covid-19, o evento gratuito será totalmente on-line. Ao fazer a inscrição (clique aqui), o participante receberá um e-mail com um link de confirmação para o acesso ao evento. E, para receber o certificado, os inscritos  precisam ter participado do evento, no mínimo, por uma hora.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here