Consciência ambiental e cidadania: qual é o seu papel?

0
350

Falta de educação, falta de lixeira, falta de consciência ambiental. Realmente se formos analisar o problema do descarte de lixo nas ruas podemos encontrar muitos culpados, mas algumas pessoas resolveram enxergar apenas o que elas podem fazer para contribuir com esse triste cenário e colocar a ‘mão na massa’. Trata-se do Plogging, uma prática comum em outros países que consiste basicamente em recolher o lixo da rua durante a prática de atividade física.

“Estou conciliando entre as caminhadas que pratico no bairro, o recolhimento de lixo descartado nas ruas. Já retirei mais de dez sacos com lixo. Alguns com 20 litros. Encontro latas de cerveja/refrigerante, garrafas de cerveja, garrafas de água, sacolas plásticas de supermercados e de alimento, embalagens de marmitex, embalagens de lanche/refrigerante, papelão, enfim, é evidente que o descarte é realizado por frequentadores do bairro”, contou Fausto Garcia.

Quem também partiu para ação foi Maira Marion, moradora do bairro que se deparou com uma grande quantidade de lixo próximo ao Alphaville. “Sei que temos que lutar para que isso não aconteça. No caso dessa rua o lixo foi deixado pelos frequentadores do fluxo. É lamentável, mas, uma vez que já aconteceu o problema também cabe a nós agir de alguma maneira que não seja apenas ficar reclamando. Meus filhos de 4 e 2 anos me ajudaram a recolher o lixo”, contou.

Já publicamos em nossas redes sociais outras iniciativas como essa. Em setembro do ano passado uma família promoveu um mutirão para recolher lixos no bairro. A moradora do bairro Claudia Hoff recolheu durante seu treino 10 kilos de resíduos como maços de cigarro, papeis de bala, pacote de biscoito, garrafas, sachês de gel utilizados por ciclistas, entre outros.

Para solicitar mais lixeiras nas avenidas é preciso que os munícipes registrem a sugestão no 156.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here