Conscientização – Outubro Rosa

0
509

Outubro Rosa

outubro-rosa

No Brasil, o câncer de mama é a segunda causa de morte entre as mulheres. De acordo com a coordenação do Programa Saúde da Mulher, a estimativa é de que 230 novos casos sejam notificados por ano no município. No ano passado, 48 mulheres morreram em decorrência da doença, em São José dos Campos. 

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama.

A Secretaria de Saúde de São José dos Campos informou por meio de nota que atualmente a cidade não tem demanda reprimida de mamografia. Em São José a Prefeitura segue as recomendações da Sociedade Brasileira de Mastologia, que preconiza que as mulheres façam o exame anualmente, a partir dos 40 anos. Para isso, basta solicitar o exame na Unidade Básica de Saúde de referência.

No Brasil, o câncer de mama é a segunda causa de morte entre as mulheres. De acordo com a coordenação do Programa Saúde da Mulher, a estimativa é de que 230 novos casos sejam notificados por ano no município. No ano passado, 48 mulheres morreram em decorrência da doença, em São José dos Campos.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é relativamente raro antes dos 35 anos. Acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento da incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.

Caminhada: Em São José, uma caminhada será realizada no dia 18 de outubro (domingo), a partir das 9h, com a concentração no Parque Vicentina Aranha. Antes, uma aula de zumba bastante animada promete fazer o aquecimento dos participantes.

Para participar, basta comparecer ao Parque Vicentina Aranha no dia e horário marcado trajando uma camiseta rosa ou levar um quilo de alimento e trocar por uma camiseta, no local do evento.

 

Sintomas

Entre os sintomas estão as alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações, inclusive no mamilo, ou aspecto semelhante a casca de laranja. A secreção no mamilo também é um sinal de alerta. O sintoma do câncer palpável é o nódulo (caroço) no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila.

Embora a hereditariedade seja responsável por apenas 10% do total de casos, mulheres com história familiar de câncer de mama, especialmente se uma ou mais parentes de primeiro grau (mãe ou irmãs) foram acometidas antes dos 50 anos, apresentam maior risco de desenvolver a doença. Esse grupo deve ser acompanhado por um médico a partir dos 35 anos.

Primeira menstruação precoce, menopausa tardia (após os 50 anos), primeira gravidez após os 30 anos, não amamentar ou não ter tido filhos também constituem fatores de risco para o câncer de mama.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here