Construção do Eco-PEV do Urbanova entra na fase final

0
142

A construção do novo PEV (Ponto de Entrega Voluntária de Resíduos) do Urbanova, na região oeste, entra na fase final e deve ser concluída na próxima semana. A previsão inicial era que a inauguração acontecesse em dezembro de 2019, mas aconteceram diversos atrasos e mudanças no cronograma. Essa será a terceira unidade no modelo Eco-PEV e a 15ª do município a oferecer serviço gratuito à população de descarte de resíduos e materiais.

A previsão é que a unidade comece a funcionar no dia 10 de junho. Com área total de 2.200 m², o PEV fica na avenida Dr. Dilson Lara, 80, no Residencial Montserrat e atenderá os moradores da região do Urbanova e bairros próximos.

A construção contempla soluções ambientais adotadas nos Eco-PEVs do distrito de São Francisco Xavier e do Jardim Santa Luzia, na região sudeste. Entre elas, paredes de solo-cimento, sistemas de captação de água de chuva, telhado em material reciclado e tratamento sustentável de águas residuais. A unidade também terá outras novidades como passeio de concreto permeável, jardim de chuva (sistema de microdrenagem de águas pluviais) e um pomar de espécies nativas.

O projeto arquitetônico sustentável foi desenvolvido pela Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade e a obra está sendo executada pela Secretaria de Manutenção da Cidade, responsável também pelo gerenciamento dos PEVs.

No primeiro quadrimestre do ano, 58 mil munícipes utilizaram os serviços gratuitos dos 14 PEVs de São José dos Campos. Foram descartadas 22 mil toneladas de entulho de construção civil, vidro, madeira, restos de poda e ferro entre outros resíduos. Também foram recebidos 33 mil materiais inservíveis como lâmpadas, pilhas, baterias, móveis e pneus.

Serviço

Os PEVs recebem entulho de construção, reforma ou demolição (tábuas, tijolos, telhas, fiações, tubulações, pisos e materiais de acabamento); móveis e equipamentos domésticos (sofás, cadeiras, geladeiras, armários); eletrônicos, pilhas e baterias; lâmpadas fluorescentes inteiras (até 4 unidades); sobras de podas de jardim; pneus (até 4 unidades); e óleo de cozinha usado. O munícipe pode levar até 1m³ de entulho e restos de poda. A quantidade equivale ao volume de um porta-malas de carro de passeio ou caçamba de um veículo utilitário.

Funcionam diariamente de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h; aos domingo e feriados, das 8h às 12h. Acesse a relação de PEVs.

Foto: Claudio Vieira/PMSJC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here