Corredor amador precisa se cuidar

0
424

Lesão durante a Corrida? Saiba como evitar a canelite!

whatsapp-image-2016-12-05-at-12-32-59-pm-1A corrida de rua é um esporte que tem ganhado cada dia mais espaço no mundo de hoje.  Com o stress e a falta de tempo, a corrida de rua tornou-se uma válvula de escape, uma opção simples que necessita apenas de um tênis (que pode ser levado pra qualquer lugar sem problemas) para sair do sedentarismo.  Com o aumento da prática do esporte, aumentaram também as lesões por ele geradas. A maior incidência de lesão nas corridas são os membros inferiores e hoje daremos algumas dicas sobre o que é e alguns exercícios que podem tratar/prevenir a canelite.

A Canelite: também conhecida como síndrome do stress tibial medial é o nome que se dá a inflamação da parte interna da canela. Muito comum em corredores, ela aparece no início da corrida, desaparece e retorna horas depois mais intensa.  A inflamação acontece com repetidos estiramentos de um músculo que se chama tibial posterior, ele começa na canela e termina em um osso do pé. Se a musculatura do pé não está adequadamente fortalecida o arco plantar cai durante o movimento gerando tração do musculo que forma repetidos traumas no osso.  Essa lesão pode evoluir para uma fratura por estresse, por isso a importância de trata-la adequadamente.

Como prevenir/tratar a canelite

Logo quando a dor surge o ideal é fazer o gelo de forma intensa por 3 dias (período que dura a inflamação aguda). Durante esse período o ideal é fazer repouso e suspender os exercícios.

Após o período agudo entra a fase subaguda, em que o gelo só deve ser feito caso haja algum episódio de esforço e gere novamente a inflamação. Podemos entrar com os exercícios e a massagem.

  • Massagem: a massagem pode ser feita na parte de dentro da canela com movimentos suaves e firmes em direção ao pé por 5 minutos.
  • Alongamento: Existem 2 alongamentos muito importantes para a canelite o alongamento do sóleo e do gastrocnêmio, que são os músculos da “batata da perna”.
  • Exercícios para o arco plantar(sola do pé): são exercícios fáceis que é possível fazer em casa.
  • Propriocepção: esse nome estranho é a capacidade que temos de saber onde cada parte do nosso corpo está mesmo com os olhos fechados e faz parte do nosso protocolo de tratamento.

Protocolo de gelo para canelite fase aguda

  • 20 minutos de gelo
  • Intervalo de 20 minutos
  • 20 minutos de gelo
  • Intervalo de 20 minutos
  • 20 minutos de gelo
  • Intervalo de 2 horas e repete o procedimento

 

Mariana Rocha – Fisioterapeuta, pós graduada em fisioterapia esportiva pela UNESP. Especialista em Osteopatia pelo Instituto Docusse de Osteopatia é Terapia Manual – IDOT

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here