Cuidados com seu veículo

0
373

MANUTENÇÃO PREVENTIVA

Entenda porque é mais barato cuidar da manutenção de seu veículo de maneira preventiva

Por Leandro Alvarez

Um carro é praticamente um membro da família, não é? Pode até não ser em termos emocionais, mas nos gastos com certeza ele é praticamente uma pessoa. Às vezes gastamos muito dinheiro com “essa pessoa” por não entender sobre a manutenção de carros e desconfiar das oficinas. Com o intuito de levar mais conhecimento e praticar serviços de qualidade a preço justo, resolvi abrir um Auto Center Premium. Premium, pois valorizamos o atendimento transparente, mostrando o que realmente precisa ser feito, além de trabalhar apenas com produtos de qualidade disponíveis no mercado. Costumamos dizer aos nossos clientes: primeiro: manutenção preventiva sempre será mais barato do que a corretiva e, segundo: a melhor ferramenta para avaliar um profissional ou oficina é o próprio manual do carro. Lá você encontra todas as informações essenciais sobre seu carro.

Ao realizar a manutenção preventiva seguindo o manual, você evita gastos elevados com a correção de alguns problemas.

 

Listamos algumas dicas que podem te auxiliar:

Balanceamento x Alinhamento

Volante trepidando? Esse é um sinal claro de que seu carro precisa de um balanceamento de rodas. As pessoas acabam acreditando que alinhamento e balanceamento andam sempre juntos, mas não. Você consegue identificar a necessidade de um alinhamento, pois o carro puxa para um dos lados. Já o principal sinal da necessidade de um balanceamento é trepidação no volante. Em velocidades acima de 50 km/h, o volante começa a vibrar e isso vai aumentando se o motorista acelerar mais. Esse problema também pode acontecer nas rodas traseiras. Neste caso, o motorista irá escutar um barulho vindo da carroceria.

Velas de ignição

Responsáveis pela movimentação do carro, as velas dão sinais de que precisam ser trocadas: aumento considerável do consumo de combustível, dificuldades na partida e marcha lenta desregulada. O tempo entre as trocas varia conforme a recomendação do fabricante. Dica de sempre: o manual do carro é sempre seu melhor conselheiro.

 Filtro de Ar

O filtro de ar do motor é algo que muita gente confunde com o filtro de cabine ou filtro anti polén.

O filtro de ar tem como função barrar a entrada de partículas que possam entrar no motor e danificar as peças móveis, além de impedir que o motor receba impurezas. Um filtro de ar em bom estado é responsável pela melhora no desempenho e no consumo de combustível, pois um filtro sujo dificulta a entrada de ar no motor piorando o rendimento e consequentemente aumentando o consumo.

 

Leandro S. Alvarez é  engenheiro, especialista em Automobilística, proprietário da Auto Tech Auto Center Premium. (na página da Autotech SJC no facebook você encontra dicas semanais)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here