Cuidando da família: Hall de entrada

0
330

Por Arq. Marcelo Guedes 

A entrada da casa geralmente é um espaço pequeno, porém, é o primeiro acesso quando chegamos em nossa casa.  Por isso é uma área que precisa ser funcional e elegante. Nesse período de quarentena, temos que redobrar a atenção com os cuidados em nossa casa. Começando pela entrada (hall), lugar onde estava esquecido, mas agora está voltando a ser fundamental para nossa segurança.  

Na minha família, sempre deixamos os calçados na porta de casa assim que voltamos da rua, então, esse hábito já é natural para mim.  

Nessa edição vou dar algumas ideias e sugerir soluções práticas para a entrada da casa, uma vez que nem todos temos um hall de entrada, pois os sapatos trazem muitas sujeiras e bactérias da rua, e as roupas precisam ser lavadas. 

Por higiene e recomendação, devemos deixar os calçados do dia a dia na entrada da casa ou apto, mas como organizar isso junto com a decoração? Vamos falar de mobiliário de apoio no hall de entrada de nossas casas, independente do estilo de decoração. 

Para ter uma estética agradávelos sapatos sempre devem ser guardados e separados para não ficarem jogados. 

Bancos-sapateiras são ótimas peças, já que acomodam os sapatos e servem de apoio na hora de colocá-los. No mercado, você encontra alguns modelos desse tipo, mas é possível improvisar com um banco comum, respeitando o espaço que ele vai ficar. 

Outra ideia é utilizar nichos para guardar os sapatos que podem ser fixos ou com rodízios para facilitar a movimentação na hora da limpeza. Nesse caso pode ser de madeira natural, mdf ou de acrílicos. 

Outro exemplo são os aparadores e buffets que podem servir para acomodar os calçados na entrada de casa, nesse caso temos vários modelos no mercado. 

Uma opção para utilizar em espaços pequenos são revisteiros afixados na parede e tendo um novo uso.  

Para quem gosta de se arriscar temos caixas grandes de papelão. Basta usar a criatividade sairão muitas ideias interessantes. Nessa opção, temos os cestos que podem ser abertos ou com tampas, somente sugiro criar uma divisão interna para facilitar o uso. 

Também temos várias opções de sapateiras basculantes no mercado como boas alternativas para o hall de entrada, já que são normalmente mais estreitas e funcionais. Nesse caso podemos personalizar com outras cores, acabamentos, adesivos ou revestimentos. 

Outra solução que está sendo bem utilizada são suportes suspensos de parede feitos com vários materiais como ferro, madeira, cobre, PVC entre outros, cuja função básica de organizar os sapatos e roupas de forma prática. 

Estante de metal e gaveteiros plásticos também são úteis para se adaptar a essa nova realidade. 

Atualmente no mercado temos muitos modelos disponíveis dada a realidade da situação da quarentena a fim de resguardar as famílias em suas casas. 

Escolha o melhor modelo, aquele que você mais gosta e principalmente cuide da sua segurança e de sua família.  

Um forte abraço e até a próxima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here