Decoração: o estilo francês voltou com tudo!

0
1127

Por Marcelo Guedes

A boiserie (pronuncia-se boaserrí) surgiu na França influenciada pelo movimento artístico que ficou conhecido como Rococó.

Os carpinteiros artistas da época procuravam deixar as paredes da nobreza requintadas, enfeitando paredes e tetos com molduras e os séculos XVII e XVIII Já foi também muito usada nos anos 60 em móveis de madeira e nas portas, tornando as peças únicas e diferenciadas.

Em um estilo mais cheio de detalhes na França antiga, hoje é mais utilizado com linhas mais retas e em materiais como cimento, gesso, isopor ou poliuretano.  

Pintado da mesma cor das paredes, geralmente em cores neutras, mas também pode ser usada com cores mais fortes, tornando o ambiente bastante elegante, dependendo da decoração.

Importante se atentar ao uso dessa técnica, que pode se tornar m

uito ‘carregado’, dependendo do ambiente, pois hoje, diferente do estilo rococó e muito rebuscado da antiga França,evita-se os exageros, usando linhas mais retas e discretas.

Também muito usado como rodameio, a uma altura de aproximadamente 85 cm do chão cria ambientes diferenciados. Entretanto, a parede ficará ‘dividida’ horizontalmente, causando um efeito de redução da altura do pé direito.

Pode ser usado também no rodapé, rodateto  e até mesmo em todo o teto. Nesse caso deve-se prestar atenção ao tamanho do ambiente, evitando exageros que pesarão na decoração.

Nos dias de hoje essa técnica sofreu muitas alterações para se adaptar às necessidades e estilos atuais, passando a se chamar falsa-boiserie. Com isso, além da madeira, as boiseries passaram a ser feitas com outros materiais com a intenção de baratear o custo. Independente do material escolhido, a boiserie apresenta o mesmo resultado, o que irá diferenciar uma boiserie da outra é a cor com que ela será pintada e a formato que terá na parede.

Como essa é uma técnica de estilo rebuscado e clássico, é muito importante definir o restante da decoração do ambiente com um bom profissional para que não fique sobrecarregado de informações visuais. Também é possível determinar se a boiserie terá um estilo clássico ou contemporâneo a partir do visual das molduras. Em linhas gerais, arabescos e bordas detalhadas ou arredondadas, puxam para o visual clássico, já as boiseries de linhas retas remetem ao estilo moderno.

É importante aplicar tinta acrílica sobre as boiseries feitas de materiais como gesso e isopor, para que assim elas fiquem mais resistentes e duráveis.

Quebre um pouco do aspecto rebuscado e formal das boiseries incluindo na mesma parede peças mais descontraídas e criativas, como quadros, pôsteres ou iluminação diferenciada com arandelas, por exemplo.

Compense o estilo clássico das boiseries com elementos contemporâneos na decoração. Sugiro utilizar móveis de design moderno, combinar luminárias diferenciadas e tecidos estampados, brincar na decoração, afinal o ambiente tem q estar com seu toque e bom gosto.

Seja qual for o ambiente o boiserie vai dar um toque de elegância e criar um diferencial, tornando o ambiente mais requintado, ouse, afinal, a decoração tem q refletir o seu gosto..

Um forte abraço e ate a próxima…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here