Dia Mundial da Limpeza acontece em São José dos Campos sábado (21)

0
650
Dia Mundial da Limpeza-Urbanova

O Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day) é uma ação mundial que visa promover a mobilização de voluntários para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças e parques. No dia 21 de setembro vários países estarão mobilizados para 24 horas de limpeza! A ação simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para o problema do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.

A ideia de limpar coletivamente um país começou na Estônia em 2008, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar o país inteiro em apenas cinco horas. Esta ação cívica foi realizada por voluntários e os organizadores nomearam a ação “Let’s Do It!” (ou “Vamos fazer isso!”) www.letsdoitworld.org , que descreve perfeitamente a essência do movimento. O sucesso da limpeza da Estônia se espalhou pelo mundo e agora são mais de 160 países que organizam limpezas baseadas no mesmo modelo. O movimento cresceu para ser a maior organização do gênero no mundo.

Após o início das ações na Estônia, o problema do lixo jogado ilegalmente em terrenos baldios foi reduzido em 75%. Na Eslovênia, a atitude em relação ao manuseio do lixo mudou radicalmente em todo o país e sua capital, Liubliana, está agora a caminho de se tornar a primeira capital de Desperdício Zero do mundo.

No Brasil, a ação “Dia Mundial da Limpeza” teve início em 2011, promovido pelo Instituto Limpa Brasil. Considerada a maior mobilização cívica da história, uniu em 2018, mais de 18 milhões de pessoas em 159 países para limpar as cidades simultaneamente, em um único dia. A participação brasileira contou com 363 cidades, onde, mais de 100 mil voluntários retiraram 2 mil toneladas de resíduos de praias, rios, praças, parques, avenidas, ruas e terrenos. Em 2019, a edição será realizada no dia 21 de setembro e a expectativa é que aproximadamente 1000 cidades sejam mobilizadas.

Em São José dos Campos, a ação será conduzida pelo Instituto Lixo Zero, com a realização da Caminhada Lixo Zero e plantio de árvores. O trajeto terá concentração para saída às 9h na Praça Ulisses Guimarães, no Jardim Aquarius.

A adesão voluntária e gratuita para participação pode ser feita através do link: https://www.sympla.com.br/dia-mundial-da-limpeza–sjc__630781

Trajeto da ação

Ida

– Praça Deputado Ulisses Guimarães (Rua Dr. Tertuliano Delphim Júnior)
– Av. Salmão
– Praça da Justiça
Av. Comendador Vicente de Paulo Penido
– Praça Corretor de Seguros
– Av. Alfredo Ignácio Nogueira Penido
– Praça Pirapema
– Av. Cassiano Ricardo
– Esquina da Av. Liberdade (Bar Santo Onofre)

Volta
– Av. Cassiano Ricardo
– Av. Salmão
– Praça Deputado Ulisses Guimarães

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here