Especial Mês da Mulheres!

0
775

ESPECIAL MÊS DAS MULHERES

Mulheres batalhadoras, dedicadas, multifunções! Cada qual com sua história, sua missão!

Nesta edição resolvemos dividir com vocês um pouco da história de profissionais de sucesso na cidade. Perfis diferentes, porém com uma característica em comum: a garra de fazer a diferença!

Para abrir nossa sessão especial, contaremos a trajetória da renomada advogada Silvia Máximo! Confira.

12516330_942971875778350_1985801491_n
Foto: Adriana Rebouças

Dra Silvia Máximo tem 56 anos e é casada com o engenheiro Celso Ribeiro. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo. Seu grande sonho, desde a época da faculdade era ingressar no Ministério Público do Estado de São Paulo.

 Como foi a preparação para que esse sonho se tornasse realidade?

Passei o último ano da faculdade dividida entre os estudos para as provas finais, exame para a OAB e preparação para o concurso. Realmente, foi um ano de muita dedicação e determinação. A recompensa veio um ano depois do término da faculdade com a aprovação no sonhado concurso, quando então iniciei minha carreira como Promotora de Justiça.

De que maneira a carreira de seu pai, como advogado e promotor a incentivou na escolha profissional?

O entusiasmo dele ao falar do seu trabalho a da importância do Promotor de Justiça para a sociedade foi minha fonte de inspiração.

Dra. Silvia, 30 anos de sua trajetória profissional foram dedicados ao serviço público; Como foi essa atuação? O que ficou para a senhora de mais valioso dessa experiência?

Em trinta anos de serviço público, passei por diversas promotorias e cidades, atuando praticamente em todas as áreas, tanto na parte criminal como cível. Os últimos oito anos de minha carreira foram dedicados à Promotoria da Infância e Juventude de São José dos Campos, na parte cível, referente às crianças e adolescentes em situação de risco.

Foi um desafio ter assumido essa promotoria em 2006 e permanecido até 2014, onde pude, além do trabalho diário com os processos, audiências e atendimento ao público, desenvolver diversos projetos e campanhas de esclarecimento quando à adoção, combate ao abandono, prostituição e violência doméstica envolvendo crianças e adolescentes em nossa cidade. Foi uma experiência valiosa e gratificante.

Atualmente a senhora atua como Presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB de São José dos Campos. Quais são as principais atuações da comissão?

Considerando a função institucional da OAB, a comissão tem por finalidade o auxílio à diretoria de nossa cidade. Assim, buscaremos apoiar projetos de combate a violência contra a mulher, considerando – a uma grave violação aos direitos humanos. Intensificar os esforços para garantir o exercício da advocacia em igualdade de condições para todas as mulheres também faz parte de nossa proposta.

Quais foram as maiores conquistas das mulheres nos últimos 10 anos?  

Em minha opinião, a luta incessante pelo respeito às diversidades e eliminação de todas as formas de discriminação foram as maiores conquistas das mulheres nos últimos 10 anos.

Mas, em que pesem os avanços, a desigualdade ainda impera. Assim, o direito de luta pela mulher não deve ser esquecido pois ainda temos um longo caminho a percorrer. Em síntese, entendo que a articulação entre a sociedade, o governo, instituições e ONG´s é fundamental para que as conquistas femininas aconteçam com igualdade e responsabilidade, não figurando apenas no papel.

 Como é a experiência de advogar ao lado se sua filha Juliana? 

Ter a minha filha como colega de profissão é uma alegria e orgulho muito grande. É tradição familiar na área do direito. Tenho certeza que, com sua dedicação, terá um caminho brilhante de muitas realizações.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here