Estado libera vacina contra a gripe para todas as idades

0
364
A imunização atenderá a livre demanda enquanto houver doses disponíveis - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

O Governo de São Paulo liberou a vacinação contra a gripe para pessoas de todas as faixas etárias a partir desta segunda-feira (1º), enquanto houver estoque disponível. Tendo em vista o recebimento pelo Estado de doses adicionais produzidas pelo Laboratório Butantan, a medida foi tomada com o objetivo de proteger a população perante o vírus influenza.

Em São José dos Campos, a aplicação da vacina ocorre em todas as 40 Unidades Básicas de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. A campanha nacional foi prorrogada pelo Governo Federal e vai até o dia 24, pois alguns grupos prioritários não atingiram a cobertura mínima de 90%.

Nesse período, as equipes da Prefeitura estão reforçando a mobilização para que gestantes, puérperas, crianças de 6 meses a menos de 6 anos e adultos de 55 a 59 anos compareçam aos postos de vacinação.

Também podem continuar a se vacinar os integrantes dos demais grupos de risco: idosos, profissionais de saúde, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo, pessoas com deficiência, portuários, professores, indivíduos privados de liberdade, funcionários do sistema prisional.

Desde o início da campanha, em 23 de março, foram vacinadas mais de 160 mil pessoas em São José dos Campos. Considerando todos os grupos prioritários, a cobertura está acima de 95%, com o maior número de vacinados sendo os idosos, seguidos pelos trabalhadores da área da saúde.

A vacina não tem eficácia contra o coronavírus. Porém, neste momento, vai auxiliar os profissionais na exclusão do diagnóstico para covid-19, já que os sintomas são parecidos, além de ajuda a reduzir a procura por serviços de saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here