Eu moro no Urbanova – Dra. Aruna

0
765

 Crianças no consultório

A médica pediatra Aruna Prakki esclarece algumas queixas recorrentes em seu consultório.

Clarissa Passos

Natural da índia, Dra Aruna é caIMG_1162sada e tem três filhos de 9, 16 e 19 anos. Vive no Urbanova por causa da natureza e proximidade da cidade, trabalho e escolas.

Por que escolheu o Urbanova para morar?

Nasci na India, meu pai veio trabalhar no Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) eu tinha menos de 2 anos. Viemos direto para São José dos Campos. Moro no Urbanova há 8 anos. Queríamos uma casa com segurança, natureza e próximo da cidade ao mesmo tempo.  Adoro a sensação de ver árvores, pássaros, espaço para os filhos brincarem na rua, amizade com vizinhos e ainda estar relativamente perto de tudo.

Como é cuidar de crianças?

Sonhava em ser pediatra desde os meus 12 anos. A criança é forte e frágil ao mesmo tempo, é verdadeira em seus sentimentos. Tudo o que precisa é carinho, amor e sentir se segura. Apesar de todas as dificuldades desse mundo moderno, a minha maneira de contribuir para um mundo melhor é cuidando da saúde dos pequenos. E procuro fazer da melhor forma possível.

Quais as queixas mais comuns que chegam ao seu consultório?

Os problemas recorrentes são infecções de vias aéreas,  alergias através de tosse, rinite, asma ou alimentar, problemas com obesidade e aqueles que não querem comer e os que não dormem bem.

Como prevenir essas infecções e alergias respiratórias?

Os cuidados para a prevenção devem ser manter o ambiente ventilado, limpo, com pano úmido, produtos neutros e  sem odores. Evitar tapetes, cortinas, quadros, bichos de pelúcia ou outros que no dia a dia sejam difíceis de higienizar. Tomar cuidado com mofo ou infiltrações de paredes, armários com umidade, roupas de cama e banho guardados por muito tempo, colchões e travesseiros velhos. Deve-se higienizá-los com frequência e utilizar capas protetoras. Evitar comer alimentos na cama, pois os ácaros adoram migalhas. Manter ar do ambiente úmido também é muito bom. E para quem animais de estimação deve-se intensificar oscuidados.

Quais são as cIMG_2009ausas do aumento nos casos de obesidade infantil ?

A questão de comer corretamente envolve um aprendizado ou reaprendizado.  Oferecer alimentos de qualidade e na hora certa e não oferecer as famosas ‘besteirinhas’. Os adultos também precisam dar exemplos bons e incentivar a alimentação com certa criatividade.

A obesidade esta diretamente relacionada a hábitos errôneos, falta de bons estímulos, tempo para ensinar e dizer ‘não’ para determinados alimentos. Claro, que muitas vezes há problemas orgânicos ou hormonais que se relacionem, nesses casos cabe ao pediatra avaliar. Em geral, refrigerantes, alimentos industrializados com muito açúcar e farinha, doces em excesso e sem controle das porções colaboram com a obesidade.

O que fazer para uma criança dormir bem a noite?

Dormir também é ensinado com uma rotina, hábito da leitura, ou seja, esse cotidiano moderno com acesso a televisão, internet, videogames, mães e pais com carga horária intensa de trabalho geram um ambiente que não é propicio tanto para a alimentação quanto para o sono. Muitas vezes, corrigindo esses hábitos já há uma melhora. Obviamente existem casos diferentes e ai cada situação deve ter seu cuidado especifico.

Quais vantagens e cuidados se deve ter ao deixar as crianças brincarem na rua?

Brincar é excelente para toda criança. É dessa forma que, de maneira lúdica, elas aprendem a se socializar, dividir, ganhar e perder. Na rua, há espaço para correr, pular, árvores, grama, terra, pássaros, enfim, desenvolverem a parte motora junto com a cognitiva. As vantagens de se morar em condomínio é que o acesso de veículos é limitado e assim, há um menor risco de acidentes. Mas, precisamos monitorá-lo e ensiná-los a tomarem cuidado com os carros que entram e saem das residências, tratar os animais com carinho, não invadir os jardins, entre outras preocupações naturais para se viver, conviver e aproveitar bem a infância com harmonia.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here