Gaste calorias e economize gasolina

0
851

Por Elisa Prits

A doença do século – obesidade – teve seu BOOM a partir de 1980 e se dá por inúmeros fatores como: aumento do consumo de açúcar e “comidas-lixo”; ganho de peso em férias e feriados e não se livrar do excesso em seguida; muita comida barata no mercado; e, o FOCO PRINCIPAL deste artigo: as pessoas gastam menos calorias enquanto trabalham!

Antigamente não tínhamos aparelhos de controle remoto, automações, direções hidráulicas, maquinas leves, elevadores… qualquer atividade rotineira exigia um grande gasto energético. Muita gente se locomovia a pé ou de transporte público (que os fazia andar até o ponto).

Para falar com um amigo você ligava para ele e marcava de ir ate um local para bater papo e socializar. Atualmente você pode ficar deitado no sofá e falar com o mundo todo em grupos de redes sociais sem mover uma palha!

A comida era preparada em casa = ir até o mercado, selecionar os alimentos, voltar para casa, prepara-los e aí sim comer. Hoje em menos de 3 minutos tem um sanduiche quentinho na sua mão com todos os molhos queijos e condimentos que você quiser!

Aliando esses dados com o tema que não sai da boca do povo a greve de caminhões reparei que as pessoas começaram a TOMAR atitudes alternativas para driblar a falta de combustível. Discussões políticas não estão em pauta, ok?! Vamos falar de saúde e meio ambiente!

Que tal aproveitar o embalo e incluir esses itens no cardápio:

1. Caronas

Muita gente mora na mesma vizinhança e nunca pegou carona com um vizinho! Se vocês vão para o mesmo bairro, e se as crianças estudam no mesmo colégio, por que não fazer um revezamento de carros semanal? Um dos carros fica na garagem sempre. Ou seja, metade do mês você não usa seu carro = economia!

2. Uso consciente

Quantas vezes você vai na padaria do bairro, que fica a dois ou três quarteirões da sua casa, mas tem “preguiça” de ir a pé?! Confesso que eu faço isso também! Com a falta do combustível fomos “obrigados” a andar mais, e gastamos 10 minutinhos a mais para fazer as mesmas coisas.

3. Meios alternativos

Esse já está mais que clichê, mas não poderia deixar de citar aqui. Andar de bike é maravilhoso para o corpo, trabalha força, resistência muscular e cardiovascular, faz bem ao meio ambiente e não ocupa espaço no trânsito.

Obviamente fomos expostos à uma situação extrema com tempo mínimo para planejamento, mas podemos tirar um bom proveito disso, criando opções diferentes para nosso dia-a-dia.

Uma boa economia financeira + carinho com o meio ambiente + bem-estar físico e mental. Combinação perfeita para uma vida com mais equilíbrio.

Elisa Pritsopoulos

Personal Trainer

Esp. Fisiologia do Exercício

CREF 1035-45 – G/SP

Instagram: ElisaPrits

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here