Geek Gamer: Resenha do livro “Pai rico, pai pobre”

0
452

Por Bruno Costa

Fala galera Geek e Gamer, hoje eu irei estrear o quadro Resenha do Livro – é um quadro no qual eu já venho sonhando a meses e enfim vou colocar em prática.

Não foi tão simples quanto eu pensei, para dar uma continuidade legal nesse quadro novo, eu tenho que ler pelo menos 2 livros por mês para ter uma gama boa de conteúdo, então tive que adequar isso com minha vida de casado, meu filho de 2 anos, meu trabalho, meu canal, meus hobbys, etc…. mas deu tudo certo e vamos começar pois estou ansioso.

O livro que escolhi tem mais de 9 milhões de exemplares vendidos, é um dos maiores best-sellers sobre Finanças e Investimentos, é o livro Pai Rico Pai Pobre – Como os ricos ensinam a seus filhos sobre dinheiro, nos convida a repensar o modo como administramos o nosso dinheiro.

O escritor Robert Kiyosaki nos conta como foi viver sobre a orientação de 2 pais, um que ele chamava de Pai Pobre, que era seu verdadeiro pai, um homem muito instruído, fez faculdade, especializações, trabalhava para o governo e tinha um bom salário, mas nunca conseguiu ser independente financeiramente e o outro que ele chamava de Pai Rico, que era o pai de seu amigo Mike, que também era muito instruído, porém não tinha faculdade. Trabalhava para si próprio desde muito cedo e construiu uma riqueza grande para sua família.

Para entenderem a diferença entre os 2 pais, vou citar uma frase de cada um deles:
O Pai Pobre, seu pai biológico dizia: “Estude arduamente para poder trabalhar em uma boa empresa”; e o Pai Rico dizia: “Estude arduamente para comprar uma empresa”.
Nossas escolas não nos preparam para a vida financeira. Um erro grotesco, mas é assim que é, então os pais são os maiores responsáveis por ensinar isso aos filhos.

Robert Kiyosaki fala sobre vários conceitos importantes, vou comentar 3 deles:

O primeiro é a Corrida dos Ratos que é um termo usado para um exercício sem fim, autodestrutivo ou inútil. É como aquelas rodas onde os ratos ficam correndo, se esforçando e quando cansam, param e descobrem que não saíram do lugar.
As pessoas vivem sem dinheiro, aí se esforçam no trabalho, conseguem uma promoção, passa a ganhar mais e ainda continuam sem dinheiro, porque com o aumento da renda, aumentam também os gastos e eles continuam sem dinheiro e isso se torna um ciclo sem fim.


O segundo conceito é o Quadrante de Fluxo de Caixa, basicamente existem 4 modos de ganhar dinheiro. Sendo empregado, autônomo, dono do seu próprio negócio ou investidor.
O empregado e o autônomo recebem dinheiro em troca do seu tempo, então eles estão limitados a essa questão. É impossível produzir mais tempo.
O dono do seu próprio negócio compra tempo através de seus empregados, ou seja, quanto mais empregados você tem, basicamente mais você consegue produzir, com isso mais renda você consegue fazer.
E o investidor compra tempo através de seus investimentos. Como por exemplo, compra um imóvel e o aluga para alguém, investe seu dinheiro em ações, títulos, etc….tudo isso vai fazer com que o dinheiro trabalhe para você.
E não é necessário ficar somente em um quadrante. Você pode, por exemplo, ser autônomo e possuir investimentos.

E o conceito principal do livro, entenda o que são Ativos e o que são Passivos.


Para simplificar, ativo é tudo aquilo que põe dinheiro no seu bolso e Passivo é tudo que tira dinheiro do seu bolso.
Uma casa para morar é um passivo, porque ela só gera despesas como condomínio, IPTU, manutenção, etc…., já uma casa para alugar é um ativo, porque você recebe o aluguel todo mês, ou seja, é algo que gera renda para você.

Outro exemplo: Você compra um carro para uso pessoal, ele é um passivo, só te da despesa com combustível, manutenção, IPVA, seguro obrigatório, licenciamento, seguro contra roubo ou danos, etc…., porém se o mesmo carro, vamos supor que você compre para trabalhar de UBER ou alguma outra finalidade comercial em troca de remuneração, ele passa a ser um ativo.

Então Kiyosaki explica que tudo pode ser um ativo ou um passivo, a diferença fica por conta do que traz dinheiro para o seu bolso e o que o tira.
Não é que não possamos comprar passivos, ele diz que temos que ter ativos suficiente para compensar nossos passivos.

Então agora já sabem: Eduque-se financeiramente, Não viva a corrida dos ratos, Aproveite bem o seu tempo<https://dicasfinanceirasweb.com/resumo-primeiro-o-mais-importante/>, não tenha medo de investir e trabalhe para você mesmo.

Eu gostei muito  do livro Pai Rico, Pai Pobre, abriu minha cabeça, sugiro que todos também o leiam, até porque nós não aprendemos esses conceitos básicos nas escolas, somos carentes de educação financeira.
Espero que tenham gostado do novo quadro

Resenha do Livro, se sim, deixe um comentário sobre o que achou do livro se já leu, se tem alguma sugestão de livros que queiram que eu faça uma resenha dele, deixe o nome aqui nos comentários.
Assistam o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=CpAlxd2xAXA&t=16s que falo sobre esse livro fantástico Pai Rico Pai Pobre, no meu canal do youtube.

by Bruno Costa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here