Geek Gamer: Tudo que você não sabia sobre Harry Potter e a Pedra Filosofal!

0
332

Por Bruno Costa 

Olá caros leitores da coluna Geek Gamer da Revista Urbanova. Como prometido, irei trazer várias resenhas de livros aqui, mas dessa vez, trouxe um tira teima entre um livro e um filme, falo das principais diferenças entre eles, erros de filmagens, traduções erradas, etc…. espero que gostem!

Harry Potter e a Pedra Filosofal

Faz mais de 20 anos que J. K. Rolling lançou o primeiro livro da série e faz 17 anos que o primeiro filme estreou nos cinemas.

J.K. Rolling foi convidada para ser a Lillian Potter, mas recusou o papel.

Robbin Willians ligou para o diretor do filme Pedra Filosofal pedindo para fazer parte do filme, mas não foi aceito porque não era britânico. Ele faria o papel de Hagrid.

Antes de fecharem com o diretor Chris Columbus, o diretor mais cotado para dirigir os filmes de HP era ninguém mais ninguém mesmo que Steven Spielberg! Sim, o diretor de Indiana Jones Os Caçadores da Arca Perdida, E.T. O Extraterrestre, Twilight Zone, Indiana Jones e o Templo da Perdição, Indiana Jones e a Última Cruzada, Jurassic Park – Parque dos Dinossauros, Jurassic Park – O Mundo Perdido, O Resgate do Soldado Ryan, A.I. – Inteligência Artificial, Prenda-me Se For Capaz, Minority Report – A Nova Lei, O Terminal, Guerra dos Mundos, Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, Indiana Jones 5, etc…diretor de mais de 40 filmes, Steve Spielberg chegou a trabalhar cerca de 5 meses na direção de Harry Potter e a Pedra Filosofal, porem ele queria tornar os filmes em uma animação. Imaginem assistir um desenho de Harry Potter! Sem Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Alan Rickman, Tom Felton, Michael Gambon, Richard Harris, Robbie Coltrane, Maggie Smith, Ralph Fiennes, Bonnie Wright, Matthew Lewis, Evanna Linch, etc…e sabe quem iria fazer a voz do Harry nas animações? Haley Osment, o menino do filme Sexto Sentido. Spielberg saiu dizendo que não estava pronto para fazer filmes infantis e um dos motivos também, foi o fato de J. K. Rowlling exigir apenas atores Britânicos nos filmes e Spielberg queria alguns atores americanos.

Algumas alterações na tradução: de James Potter para Tiago Potter, Harry James Potter para Harry Tiago Potter, Ron Weasley para Rony Weasley, Ginny Weasley para Gina Weasley, Lilly Potter para Lilian Potter.

No filme Hagrid leva Harry para a estação King’s Cross e no livro quem leva Harry foram os Dursleys, inclusive, ao chegarem na estação, tio Walter coloca a mala pesada de Harry num carrinho e leva bondosamente para o sobrinho ate a estação 9 3/4. Na verdade, ele foi só para rir da cara do Harry, porque não existia essa plataforma. Mas para sua informação tio Walter, existe sim e eu a conheci pessoalmente. Fica na estação de King’s Cross em Londres. E por sinal Londres é linda, vou fazer um vídeo falando desse meu passeio.

Cap.6 Livro Portugues esta Plataforma 9/6 e nos Inglês esta Plataforma 9 3/4

Como Hermione conhece Harry e Rony: No filme ela chega sem Neville no compartimento do trem onde estava Harry e Rony, desembesta a falar e apos a tentativa frustrada de Rony em fazer feitiço, Hermione faz um para arrumar os óculos quebrado de Harry. E por isso vê a cicatriz e descobre que ele era Harry Potter. No Livro primeiramente Neville vai ate o compartimento de Harry e Rony procurando seu sapo, ninguém o viu e ele sai. Depois Hermione vai ate o compartimento com Neville para perguntar do sapo perdido e encontra Rony fazendo magia, ai ela espera e a tentativa foi frustrada. Aí ela fala, fala, fala e depois se apresenta, foi aí então que Rony e Harry também se apresentam e ela os conhece. Não existiu nada de arrumar o óculo de Harry. Não que o filme foi ruim e tal, mas só diferente sem motivo.

Agora vou falar de um erro de gravação que passou despercebido por muitos, mas me incomoda toda vez que assisto a Pedra Filosofal. Minerva é um animago e se transforme em gato, numa cena do filme, Minerva em forma de gato esta vigiando os alunos, quando Harry e Rony entram atrasado na sala e correndo. De repente Minerva se transforma em humano e esta sem óculos, quando vira já está de óculos.

Harry, Hermione, Neville e Draco foram para a floresta proibida pagar uma detenção. E no filme quem vai é Harry, Rony, Hermione e Draco. Por que será que a produção resolver cortar Neville de varias cenas dos filmes?

No livro Harry toca uma flauta para adormecer fofo e no filme quando eles entram na sala onde esta fofo, tem uma arpa tocando sozinha e mantendo fofo adormecido.

Em outro desafio, logo ao cair do alçapão, os três caem na planta Visgo do Diabo que começa a enrolar neles, Hermione conseguiu escapar a tempo e ficou olhando os dois sendo esmagados. Ela conseguiu lembrar que Visgo do Diabo gosta de lugares escuros e úmidos, então Harry gritou para ela botar fogo na sala. Ela soltou uma chama azul e muito clara, as plantas se encolheram e os dois escaparam também.

No filme Rony munta no cavalo e o cavalo é atingido, e o rei derruba uma espada no chão quando Harry da check mate, ai Hermione foi ate Rony e Harry foi procurar a Pedra Filosofal.

No livro, no xadrez eles são as próprias peças e Rony é atacado pelo braço de pedra da rainha bem na cabeça e quando Harry deu check mate no rei, ele tirou a coroa e jogou aos pés de Harry. Nesse momento todas as peças do tabuleiro se curvaram para eles e formaram um corredor em direção a uma porta, ou seja, para o próximo desafio. Eles olharam para Rony caído no chão, mas foram para a porta.

Os próximos dois desafios não tiveram nos filmes:

Após o Xadrez, Harry e Hermione abriram a porta e um fedor horrível entrou por suas narinas, fazendo os dois puxarem as vestes para cobrir o nariz. Com os olhos lacrimejando, eles viram, deitado no chão diante deles, um trasgo ainda maior do que o que tinham enfrentado, desacordado e com um calombo ensanguentado na cabeça. Quirrell já tinha derrotado ele, aí eles passaram rápido pelo trasgo e foram ate a próxima porta.

Abriram a próxima porta e encontraram uma mesa e sobre ela sete garrafas de formatos diferentes. Na porta que acabaram de passar surgiu chamas roxas, impedindo a volta deles e na porta a frente, depois da mesa com as garrafas, surgiram chamas pretas, ou seja, estavam encurralados.

Hermione achou um rolo de pergaminho na mesa, terminando de ler, Hermione sorria, porque sabia que a maioria dos grandes bruxos não teria capacidade de passar por esse desafio, por ser um desafio lógico. Mas como era Hermione, não precisou de muito tempo para desvendar e encontrar a garrafa que a levaria de volta para Rony e a garrafa que levaria Harry para a próxima câmara.

Voldemort aparece na nuca do professor com nariz normal e olhos castanhos, no livro os olhos são vermelhos e tem fendas no nariz.

Dizem que Harry tem os olhos verdes como os da mãe, mas os olhos de Harry nos filmes são azuis.

Lilian e Tiago Potter tinham 21 anos ambos quando foram assassinados. Porém, no final do filme, Hagrid dá um livro para Harry, ao abrir tinha uma foto dele bebe com seus pais. Tiago aparentava ter uns 40 anos era calvo já e Lilian aparentava ser mais nova que Tiago, mas jamais aparentava ter 21 anos.

Quando Harry vê seus pais no espelho Ojesed que mostra os desejamos mais profundos de cada pessoa, a aparência dela bate com os 32 anos que era para ela ter naquele momento, porem Tiago aparenta ter uns 40 anos. Será que não encontraram nenhum outro ator mais novo?

J.K. Rolling é demais, os livros te fazem viver por momentos em outro universo.

É isso que mais fascina os fãs de Harry Potter ao redor do mundo.

Aliás o nome da autora dos livros é Joanne Rowling. A editora do livro, pediu para Joanne não usar o primeiro nome, com medo dos leitores meninos terem preconceitos de ler um livro escrito por uma mulher. Mas ela achou que J Rowling ficaria estranho, então pegou o nome de sua avó Kathleen, ficando J. K. Rowling.

Joanne começou a escrever o livro entre um café e outro num café em Edimburgo na Escócia, The Elephant House. Tive a oportunidade de conhecer o lugar.

Tio Valter presenteia Harry em seu aniversario de 10 anos com um par de meias usadas. Mensagem subliminar?

Espero que tenham gostado dessa coluna, até porque pretendo fazer várias outras desse jeito.

Fiz um vídeo no meu canal onde falo exatamente desde tema, se puderem assistam também: https://www.youtube.com/watch?v=Ev8OBB4KW2I&t=1s

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here