Jacareí recebe maior mostra em containers da América Latina

0
3090

Com 4.000 metros quadrados, exposição com 28 ambientes assinados por arquitetos e designers de interiores da RMVale, a 1ª Mostra Nexus – Container4you é a maior realizada em containers na América Latina

Opção sustentável dentro da construção civil, as  residências feitas com containers já são uma realidade no mercado. Prática, rápida e limpa, esse tipo de obra oferece ainda uma enorme variedade de soluções para decoração e design.

A partir do dia 25 de outubro, será possível conferir um panorama completo da versatilidade dessa nova tendência. A data marca o início da 1ª Mostra Nexus – Container4you, evento que será realizado em Jacareí e conta com 28 ambientes assinados pelos principais escritórios de arquitetura e designer de interiores da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Grande São Paulo.

Com 1.870 metros quadrados de área construída e 4.000 metros quadrados de área total, a mostra é a maior do gênero na América Latina. No ambiente, será possível conferir de perto os detalhes desse tipo de construção, que é mais rápida, produz menos lixo e custa até metade do valor de uma obra similar de alvenaria.

A exposição, que deve receber 10 mil pessoas, ainda abordará questões como conforto térmico, aproveitamento de espaço e particularidades do design de interiores para esses projetos. Parte do valor dos ingressos será destinado ao GACC (Grupo de Apoio à Criança com Câncer).

Tendência

Com o objetivo de difundir o modelo, o Grupo Nexus tem organizado palestras e debates acerca das novas configurações do mercado da arquitetura, amparadas na realidade econômica contemporânea, novas tecnologias, crescimento das cidades e esgotamento dos recursos econômicos.

Curadora da mostra, a arquiteta Adriana Marin ressalta que o evento partiu do desafio de conceber um projeto sofisticado para uma residência construída com containers. O projeto, recebido primeiramente para o seu escritório, transformou-se em oportunidade para ampliar o reconhecimento aos arquitetos, decoradores e paisagistas da região.

“Quando recebi essa demanda e vi o tamanho do projeto, logo pensei: ‘por que não fazer uma mostra de container com isso?’. No início, as pessoas não acreditaram muito, mas agora a mostra já é uma realidade”, diz.

De acordo com a arquiteta, a grande diferença da Mostra Nexus para outras do setor é justamente o fato de se tratar de um projeto real, que servirá de lar para uma família.

“Como se trata de uma casa real, e não um protótipo, não poderíamos pensar numa colcha de retalhos, em que cada projeto obedece seu próprio estilo. Foi preciso ter coerência, um fio condutor entre todos os ambientes. Minha orientação aos arquitetos foi de projetar ambientes sofisticados e que conversem entre si”, explicou Adriana.

Especialista nesse tipo de construção, Adriana afirma que as casas de container são uma tendência mundial, alinhada às necessidades do mundo contemporâneo. Ela aponta questões como sustentabilidade, economia e praticidade como alguns dos benefícios.

“Além disso, é uma obra muito sustentável. Você pode, por exemplo, alugar um terreno e levar a sua casa para lá quando quiser se mudar. É uma mudança de paradigma”, explica ela, que se surpreendeu com a acolhida do Vale do Paraíba ao projeto. “Todos foram muito receptivos. O Vale tem um enorme potencial.”

1ª Mostra Nexus – Container4You

Onde: Estrada dos Remedinhos, 1.912, Jacareí – SP

Quando: 25 de outubro a 30 de novembro, às sextas, sábados e domingos (sextas e sábados, das 12h às 20h, e domingos, das 12h às 18h)

Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada)

Venda: www.nexusoficial.com.br/mostra

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here