Mãe busca interessados na técnica CME – Cuevas Medek Exercises para tratamento no Vale do Paraíba

0
2757
Chico-Godoy

CME é uma abordagem terapêutica destinada a crianças que possuem uma alteração no desenvolvimento motor causada por síndrome não degenerativa que afeta o Sistema Nervoso Central.

O método CME foi desenvolvido nos anos 70 pelo fisioterapeuta chileno Ramón Cuevas. Ele pode ser aplicado a partir dos três meses de vida até que a criança desenvolva capacidades motoras como o controle cervical, equilíbrio e andar de forma independente. A história de Francisco Godoi (10) de São José dos Campos começou a mudar quando a mãe, a psicóloga Ângela Godoy conheceu a técnica no Chile.  “Fomos quatro vezes para o Chile. O processo todo lá é intenso e fantástico. Cada ida continha duas sessões de fisioterapia por dia, durante duas semanas. E, na volta, seguíamos com nosso Home Program. 3 meses depois, o Francisco já permanecia escorado na parede, sozinho, sem apoio. Nem nós acreditávamos!! Nessa época, dando apoio, ele subia escadas, escovava os dentes em pé na pia e participava dos parabéns dos amigos na altura da mesa, de pezinho”, contou Ângela.

Francisco recebeu aos 9 meses de vida o diagnóstico de má formação cerebral. Antes do diagnóstico seu quadro era tratado como ortopédico. Posteriormente, foi descoberta a Síndrome de West, que traz uma condição epilética de padrão específico e difícil controle. “Depois de muitas tentativas buscando a eficácia dos medicamentos, um deles cessou as crises, mas trouxe outros prejuízos – prejuízo do tônus, lentidão cognitiva e risco de outros quadros. Mas seguimos… desvendando as questões de uma condição adversa que atravessa o desenvolvimento”, explicou Ângela.

Agora, a mãe busca outras famílias interessadas em realizar o tratamento no Brasil. A ideia é reunir um grupo de pacientes na região para viabilizar a vinda do fisioterapeuta Cristiano Becker no mês de janeiro.“Tivemos uma experiência sensacional com ele na terapia de Francisco. O conhecemos no Chile, pois é aluno direto do Ramon Cuevas. A experiência dele com crianças maiores foi um diferencial na evolução de Francisco”, contou Ângela.

Segundo a mãe, na região existem poucos profissionais formados nessa técnica, especialmente que trabalhem com crianças maiores. O dr. Cristiano atua com Cuevas e virá a São José dos Campos realizar a terapia por período determinado com duas sessões diárias durante 15 dias.

Tratamento: O método é baseado em exercícios dinâmicos e desafiadores contra a gravidade, sendo a gravidade considerada como o estímulo principal que impulsiona o sistema neuromuscular a reagir.

O objetivo principal é reforçar o potencial de recuperação natural de crianças que apresentam alguma dificuldade motora. Esta estimulação permite o aparecimento de respostas automáticas, pré-programadas a aparecerem mesmo em cérebros imaturos. Como se espera respostas automáticas, os resultados não dependem da colaboração da criança.

Os interessados podem entrar em contato com a Ângela (12) 98135-8478. Acesse a página no facebook Chico Godoy para acompanhar os detalhes da evolução do tratamento.

“Não estamos buscando desvairadamente que Chico ande. Isso será uma consequência do trabalho. A vida é de trabalho, sempre em prol da qualidade de vida, de hoje e futura! Ter ganhado músculos, noção de corpo e aberto caminhos cerebrais por resolver os problemas com o corpo que os exercícios CMe proporcionaram à Chico, já fez toda explosão cognitiva valer cada centavo e suor investido até aqui”. Ângela Godoy

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here