Mostra Nexus Container4you começa nesta sexta (8)

0
720
Mostra Nexus-urbanova

A 1ª Mostra Nexus – Container4you será aberta ao público no dia 8 de novembro, em Jacareí. Realizada na maior casa em container da América Latina, conta com 28 ambientes assinados pelos principais escritórios de arquitetura e design de interiores da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Grande São Paulo.

Com 1.870 metros quadrados de área construída e 4.000 metros quadrados de área total, a mostra apresenta ambientes com materiais marcantes, criando uma atmosfera acolhedora e atemporal para o público. Nos ambientes, texturas e mobiliários assinados, em um clima elegante, luxuoso e moderno.

1ª Mostra Nexus – Container4You

Endereço: Estrada dos Remedinhos, 1.912, Jacareí – SP

Data: 8 de novembro a 8 de dezembro, às sextas, sábados e domingos

(sextas e sábados, das 12h às 20h, e domingos, das 12h às 18h)

Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada)

Venda: www.nexusoficial.com.br/mostra

Parte do valor dos ingressos será destinado ao GACC (Grupo de Assistência à Criança com Câncer).

Confira mais sobre os ambientes da Mostra Nexus Container4you:

Arquiteta: Adriana Marin

Escritório: Arquitetura Expressa – Container4you

Cidade: São José dos Campos

Projeto: Casa Container

Com 1.870 m² de área construída e 4.000 m² de área total, a casa da mostra é uma das maiores do gênero na América Latina. Segundo Adriana, o projeto possui uma arquitetura versátil, de altíssimo padrão, e tem pegada sustentável. “Como se trata de uma casa real, e não um protótipo, foi preciso ter coerência, um fio condutor entre todos os ambientes. Minha orientação aos arquitetos foi para projetarem ambientes sofisticados e que conversem entre si.”

Arquitetas: Andrea Petini e Thays Castilho

Escritório: Petini Arquitetura

Cidade: São José dos Campos

Ambiente: Suíte Noah

A Suíte dos Meninos recebeu o nome de Noah – que remete ao descanso, repouso e vida longa. O espaço, com 22,05 m², consegue acomodar nove jovens, com conforto e privacidade, de forma totalmente funcional e atemporal. Estética, comodidade e sustentabilidade estão entre os diferenciais do espaço. “As pessoas só sabem que estão em um container por concepção de projeto, e não propriamente pelo visual.”

Arquiteta: Carolina Maluf

Escritório: Carolina Maluf Arquitetura e Interiores

Cidade: São José dos Campos

Ambientes: Suíte Master e Varanda

A Suíte Master do Casal foi projetada por Carolina Maluf, em 90 m², em um ambiente todo  integrado para que o casal possa compartilhar momentos juntos. Entre as características do projeto, estão os tons neutros, madeira, plantas e iluminação indireta, criando assim um ambiente acolhedor. O grande destaque ficou para a banheira com um deck iluminado, em mármore calacatta nuvolato, com tons de metais dourados – que é uma grande tendência neste ano.

Arquiteta: Natasha Pereira

Escritório: NP Arquitetos

Cidade: São José dos Campos

Ambiente: Camping Adventure

No pavimento superior, a varanda Camping Adventure é assinada pela arquiteta Natasha Pereira. O projeto é voltado para as crianças, com um parquinho interligado ao pavimento térreo. Os pequenos conseguem descer pelo escorregador ou pelo túnel de cordas, facilitando o acesso à quadra. A grama sintética dá a sensação de conexão com a natureza do entorno. Cabaninhas e uma mesa de jogos completam o ambiente. “Nosso foco é buscar a interatividade entre as crianças e tirá-las, um pouco, do mundo virtual.”

Arquitetos: Natalia Traunmüller e Lucas Sonnewend

Escritório: Sonne Müller Arquitetos

Cidade: São José dos Campos

Ambiente: Suíte Átimo

O escritório Sonne Müller assina a suíte de hóspedes, intitulada Suíte Átimo. O desafio é proporcionar a melhor experiência possível em um curto espaço de tempo, exatamente por se tratar de uma suíte de hóspedes – por isso o nome Átimo, que significa “momento, instante”. O quarto de 18 m², integrado ao banheiro, foi idealizado com materiais naturais, madeira e com a presença da cor preta de forma intensa. “O ambiente intimista combina o moderno e o sofisticado.”

Arquitetos: Alfredo Kobbaz e Juliana Soubhia

Cidade: São José dos Campos

Ambiente: Projeto de curadoria, harmonização e projeto da fachada

Juliana Soubhia e Alfredo Kobbaz se uniram para a curadoria e harmonização da fachada. Para tanto, tornaram o mix da casa um encontro estético entre casa de veraneio e descontração. “A mostra se torna uma casa funcional no final do processo”, destacam. Os arquitetos procuraram inserir cores neutras, vigas metálicas para acabamentos e contraste, além de distribuir e desenhar algumas esculturas de chapas em aço que simbolizam o equilíbrio das formas, introduzindo arte e movimento nas fachadas.

Arquiteta: Nevânia Alves

Escritório: Nevânia Alves Arquitetura

Cidade: São José dos Campos

Projeto: Wine Bar

O ponto de partida do projeto de Nevânia Alves, o Wine Bar, foi o mármore exótico da parede, combinado a uma grande adega, de 100 rótulos. O bar de 28 m² foi projetado seguindo o estilo Art Déco, com uma atmosfera bem intimista, acolhedora e sofisticada. Mesmo integrado à área social da casa, as pessoas se sentem transportadas a um bar, confortáveis para se servirem.

Arquiteto: Felipe Mascarenhas

Escritório: Felipe Mascarenhas Paisagismo

Cidade: São José dos Campos

Projeto: Paisagismo

Arquiteto paisagista, Felipe Mascarenhas é o responsável pelo paisagismo da Mostra Nexus – Container4you – na área externa total, que possui aproximadamente 2.000 m². Mascarenhas criou uma alameda “monumental” para a mostra, para que quando os visitantes passem por ela tenham um mix de sensações. “A intenção é aguçar os cinco sentidos dos visitantes”, conta. O trabalho foi feito em cima do reflorestamento da área, pensando em termos ecológicos. Serão plantadas aproximadamente 100 árvores nativas e frutíferas no entorno.

Arquitetos: Flavia Amado, Henrique Barsa e Romina Passos

Escritório: BAP – Barsa Amado Passos Architecture & Design

Cidade: Taubaté

Ambiente: Área gourmet e salão de jogos

No projeto de Flavia Amado, Henrique Barsa e Romina Passos, a área externa e o salão de jogos foram conjugados. A proposta foi desconstruir a área gourmet, aproximando-a da cozinha e do bar, e criando uma área de convívio social, com um espaço bem aconchegante, repleto de sofás e materiais como madeira e painéis verticais. “Embora seja área externa, ele vai se sentir dentro de uma casa, bem acolhido”, explica Flavia. O espaço de 230 m² foi concebido como um ambiente social principal, considerado o coração da casa para recepcionar os amigos nos fins de semana.

Arquiteto: Alex Bonilha

Escritório: Alex Bonilha Arquitetura

Cidade: Mogi das Cruzes

Ambiente: Varanda esquerda

Dentro do projeto da Varanda Esquerda, o escritório Alex Bonilha Arquitetura prezou pela iluminação indireta, trazendo aconchego, explorando a área verde e ao mesmo tempo trazendo privacidade. Um dos pontos fortes da varanda de 72 m² é o terraço zen, com um banco e lareira conjugados – uma peça única, de grandes proporções, que virou peça chave do espaço.

Arquiteta: Letícia Motisuki

Escritório: Le. Arquiteta

Cidade: São José dos Campos

Ambiente: Living Sakura

Com um olhar apurado para o aconchego e as conexões, o Living Sakura é um ponto de encontro para despertar sensações de prosperidade e felicidade aos ocupantes, intensificando os momentos vividos ali. Nele, o visitante se depara com um sofá-ilha desenhado pela arquiteta para retratar a conectividade dos espaços. Os tons vibrantes aparecem harmoniosamente na decoração, nos tecidos e nas texturas do ambiente de 180 m².

Arquitetos: Antonio Carlos Martinelli e Alexandre Harrisberger

Escritório: Studio Arquitetura

Cidade: São José dos Campos

Ambiente: Suíte Harley Davidson

O projeto da Suíte 5, assinado pelo Studio Arquitetura, teve como diretriz dois pilares: a tipologia da construção propriamente dita, por ser um container com 19,60 m², e o espaço onde a casa está inserida. Com o tema “Harley Davidson”, o escritório trabalhou objetos que remetem à marca icônica, como quadros que contam a história da Harley. A ideia é transmitir um ambiente com uma pegada mais rock’n’roll, utilizando materiais mais rústicos.

Arquiteta: Mariela Ronchi

Escritório: Mariela Ronchi Engenharia/Arquitetura

Cidade: São José dos Campos

Ambiente: Área de Lazer – Piscina

A área da piscina contempla uma lareira, uma ilha, um bar molhado, uma sauna e uma vista panorâmica. Para o projeto, Mariela Ronchi buscou referências em resorts do Caribe, onde passou por um verdadeiro laboratório, e também em hotéis de Dubai. O espaço de 520 m² foi criado com o principal objetivo de integração da família, abrangendo todos os gostos e estilos, levando conforto, aconchego e interação entre todos os indivíduos. “O ambiente traz muita diversão, brincadeiras e relaxamento para o dia a dia.”

Arquiteta: Débora Oliveira

Escritório: Débora Oliveira | Escritório de Arquitetura

Cidade: São José dos Campos

Ambiente: Espaço Teen

O Espaço Teen foi idealizado para crianças a partir de 10 anos. O divertido projeto conta com um ambiente de 23,52 m² com recursos tecnológicos, combinados com o conforto. O desafio foi integrar o elevador que está dentro do espaço, potencializando o ambiente. A ideia de Débora Oliveira, arquiteta responsável pelo projeto, é que o jovens se permitam ter uma ligação com o tempo – e não apenas diversão no videogame e fliperama, mas um tempo de contemplação, seja ouvindo uma música ou apreciando a área externa.

Arquiteta: Daniela Carneiro

Escritório: Arquiteta Daniela Carneiro

Cidade: São José dos Campos

Ambiente: Suíte Refúgio

O ambiente assinado pela arquiteta Daniela Carneiro é uma das suítes de hóspede do pavimento térreo, com 25,77 m². Buscando inspirações na natureza, a arquiteta ambientou a suíte com um papel de parede com folhagens no teto. O closet em vidro, por sua vez, trouxe leveza ao espaço. Como cabeceira da cama, um painel todo amadeirado, com traços geométricos bem modernos que também trabalham a unificação da natureza com o homem. O ambiente deixa de ganhar uma iluminação central e ganha mais luminosidade pelas laterais, utilizando o perfil de Led.

Arquiteta: Mariana Lobo

Escritório: Mariana Lobo Arquitetura e Interiores

Cidade: São José dos Campos

Ambiente: Cozinha de Estar

A principal característica é a desconstrução, já que a cozinha não tem cara de cozinha, pelo menos não a do dia a dia. É uma cozinha de estar, onde o maior desafio foi inserir  elementos rústicos, mantendo o ar sofisticado em harmonia com os outros ambientes. Os itens em destaque do ambiente de 47 m² são as luminárias, assinadas pelo arquiteto Leo Shehtman.

Arquiteto: Murilo Sgorlon

Escritório: Murilo Sgorlon Arquitetura e Design

Cidade: São José dos Campos

Ambiente: Suíte ʻŌpio

A suíte de 14,17 m² assinada por Murilo Sgorlon foi idealizada com um espírito jovem. Para o projeto, o escritório se inspirou na cultura havaiana para desenvolver alguns detalhes e é de onde vem o nome ʻŌpio, que significa juventude na língua havaiana. “Como todo jovem, o ambiente traz a busca pelo novo, pelo diferente, pelo incomum.” Assumindo parte da estrutura em container para o interior da suíte em composição com estruturas metálicas, traz o diferencial nos detalhes, misturando o metal com um piso em tons de madeira e paredes azuis que quebram a força e robustez do material mineral. A decoração sem muita composição de sentidos dá o toque final ao que um quarto de adolescentes representa.

Arquiteto: Luciana Valladares

Escritório: Luciana Valladares Arquiteta

Cidade: São José dos Campos

Ambiente: Banho Vista

O ambiente assinado por Luciana Valladares é um apoio para as área de piscina e sauna. Em um espaço pequeno, de 16 m², Luciana consegue surpreender pela funcionalidade e integração com a natureza. Os vestiários ganharam spa, área de massagem, balanços e se transformaram em uma área de contemplação e relaxamento. “O ponto principal do ambiente foi voltá-lo para a paisagem, fazendo com que a beleza da vista e do horizonte fizessem parte do projeto.”

Arquiteta: Juliana Fazolo

Escritório: Juliana Fazolo Arquitetura + Interiores

Cidade: São José dos Campos

Ambiente: Banheiro Amsterdã

Com inspiração nos banheiros públicos de Amsterdã, a arquiteta Juliana Fazolo levou ousadia a um lavabo de 30 m². No espaço, que inclui banheiros feminino, masculino e de deficientes físicos, o conceito de iluminação indireta foi combinado com o teto de muxarabi, um recurso empregado pela arquiteta para dar amplitude ao pé direito. O Muxarabi, com origem árabe-islâmica, é uma das tendências presentes em mostras do mundo todo, que garante estética e conforto ambiental às edificações. “O objetivo foi trazer uma arquitetura de interiores minimalista e com bastante personalidade, com um toque arrojado, sem perder o bom gosto.”

Arquiteto: Carlos Francisco

Escritório: Santo Arquiteto

Cidade: São José dos Campos

Ambiente: Sala de TV Sauveur

Com o nome de Sauveur, em homenagem aos proprietários da Casa Container, a sala de TV, com 30 m², foi inspirada na arquitetura francesa e, por esse motivo, lembra as salas do país e destaca o design europeu. Quando o visitante entrar, poderá conferir peças e uma paleta de cores surpreendentes, que remetem principalmente ao romantismo e sofisticação.

Arquiteta: Leticia Meireles e Nathalia Paiola

Escritório: Meireles Paiola Arquitetura

Cidade: São José dos Campos

Ambiente: Suíte Meninas – Nossas Histórias

O conceito da Suíte Nossas Histórias é quebrar paradigmas do que é um quarto feminino. Leticia Meireles e Nathalia Paiola, que assinam o projeto de 22,20 m², fugiram do óbvio com o lema “meninas informadas crescem mulheres confiantes”. Para construir o projeto, as arquitetas se uniram com três artistas na construção de um ambiente em busca do empoderamento feminino, feito para contar histórias femininas. “Sem dúvida, nosso ambiente vem cheio de personalidade para interagir com o público e reafirmar que somos maravilhosas e capazes de tudo!”

Arquiteto: Jonas Nunes

Escritório: Escritório Junior Pacheco Design de interiores – Jonas Nunes

Cidade: São José dos Campos e Campinas

Ambiente: Danceteria Sonata

O espaço de 49 m² traz pouco uso de mobiliários por se tratar de uma danceteria. O grande diferencial está na utilização dos materiais de formas inusitadas com o intuito de transportar os visitantes do ambiente para dentro de uma música, com a iluminação, sonorização e toda a composição decorativa, que trazem elementos referentes às vibrações sonoras e harmonia que existem em uma canção. “A escultura FUSOS, assinada por Léo Bueno, é uma forma inusitada de usos em marcenaria, criando não só o uso funcional, mas sendo elemento chave na criação de todo ambiente.”

Arquiteto: Gustavo Martins

Escritório: Gustavo Martins Arquitetura

Cidade: São José dos Campos e São Paulo

Ambiente: CINE OZ

O cinema da casa container reflete a grande paixão do proprietário do imóvel. O projeto de 55 m², desenvolvido pelo arquiteto Gustavo Martins, contou com uma densa pesquisa e desenvolvimento para transmitir toda arte, movimento e design do cinema. Por ser um cinema residencial em uma casa de alta padrão, além da tecnologia, acústica e sonorização, o design se destaca com elementos que valorizam o espaço de forma arquitetônica. Conciliando conforto, design e arte, CINE OZ é uma experiência que trabalha os sentidos, com peças assinadas por grandes designers e uma elegante composição de cores e texturas.

Arquiteta: Viviane Fortes

Escritório: Viviane Fortes Arquitetura e Interiores

Cidade: Taubaté

Ambiente: Garagem Container

Com ares de living, a garagem-conceito assinada por Viviane Fortes é acolhedora. A  iluminação para criar um ambiente mais aconchegante foi combinada com a temática de  casa container, criando assim uma proposta moderna, com uma característica mais industrial. A mescla de materiais contemporâneos trouxe uma harmonia para o ambiente, com um pequeno lounge receptivo. Com mobiliário assinado por Jader Almeida, o ponto forte foi a iluminação, que caminha paralelamente pelo piso e teto do ambiente.

Arquiteto: Carla Sampaio

Escritório: Carla Sampaio

Cidade: São José dos Campos e São Paulo

Ambiente: Suíte Wing

Com espelhos com aplicação no teto em destaque, para dar sensação de pé direito duplo e maior amplitude ao espaço de 25,88 m², Carla Sampaio idealizou o ambiente prezando pela boa circulação. Além disso, foram utilizados diferentes materiais e texturas para enriquecer o ambiente, como tecidos de variadas tramas, detalhes em estrutura metálica na marcenaria e, em destaque, a pedra exótica na parede – todos os detalhes evidenciados pela iluminação.

Arquitetos: Tiago Rocha e Cris Leite

Escritório: Tiago Rocha Interiores

Cidade: São José dos Campos

Ambiente: Lounge Habitat

O ambiente de Tiago Rocha se destaca pelas peças assinadas por designers reconhecidos. Entre os destaque, a Linha Esqueleto, com poltrona, aparador e banco, do designer Pedro Franco, para “A Lot Of”. O ambiente ainda conta com duas poltronas do designer Sérgio Rodrigues e uma mesa de centro assinada por Sergio Fahrer. Um quadro Marcelo Kovalev leva ainda mais personalidade ao Lounge. O escritório ainda criou para o espaço uma instalação artística, reunindo 25 lâmpadas de led defletoras, formando um painel em nicho, dando a ideia de uma escultura. Para o projeto, de 56 m², a principal preocupação dos arquitetos foi reunir um número expressivo de assentos para espera dos visitantes da mostra, seja para bilheteria ou serviço de vallet. Além dessa comodidade, o ambiente foi planejado para uma circulação mais livre, compreendendo que o espaço reunirá mais pessoas.

Arquiteta: Priscila Pereira, Ana Beatriz e Cristiane Zanella

Escritório: OKHA Arquitetura e Design

Cidade: São José dos Campos

Ambiente: Suíte Histórias Cruzadas

Mais do que uma composição de objetos, o escritório propõe um ambiente com significados. Todas os elementos remetem a memórias afetivas, cujo objetivo é transportar os visitantes para um encontro, uma música, uma fase da vida. Como define a própria arquiteta, os objetos que compõem o ambiente estão lá para serem “decifrados pelos hóspedes da casa”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here