Museu Interativo de Ciências tem programação especial de férias!

0
846
Atração inédita conta com show de ciências, jogos, oficinas, exposições e palestras - Foto: Lucas Cabral/PMSJC

Com o tema “O Vale do Paraíba faz Ciência”, começou nesta quarta-feira (10) o “Férias no MIC”. A atração inédita conta com show de ciências, jogos, oficinas, exposições e palestras. Tudo para provar que é possível aprender ciências de maneira prática e divertida.

Até 20 de julho, as portas do Museu Interativo de Ciências ficam abertas de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 16h30. Aos sábados, as atividades acontecem das 10h30 às 14h. O espaço é fechado aos domingos.

Para participar das visitas monitoradas, basta levar 1kg de alimento não perecível, que será doado ao Fundo Social de Solidariedade.

A terapeuta ocupacional Débora Pereira levou os filhos Augusto, de 6 anos, e João Pedro, de 3 anos. “Eu ainda não conhecia o espaço. Achei a iniciativa interessante e os meninos estão adorando”, disse.

Para a professora de matemática Jaqueline Mota, mais do que um passeio de férias escolares, o Museu Interativo de Ciências oferece grandes aprendizados. Jaqueline levou a sobrinha e afilhadas. A educadora classificou a atividade como “sensacional”.

Aluna do 2º ano do ensino médio, Gabriela Vargas disse que o passeio foi uma oportunidade para colocar em prática os aprendizados da sala de aula.

“Fiquei sabendo das visitas monitoradas pelas redes sociais. Essa é uma boa maneira de contextualizar lições aprendidas durante o semestre na escola”, concluiu.

As 740 inscrições para as oficinas do “Férias no MIC” já foram preenchidas. Porém, outras atividades, como Observação Astronômica e Exposições Interativas, além das visitas monitoradas, não precisam de inscrições.

O “Férias no MIC, que promete agitar o mês de férias, faz parte das comemorações de 252 anos da cidade.

Atrações

Oficina: Observação Astronômica – 17 julho

Júpiter e seus satélites, Saturno e seus anéis e as crateras de impacto da Lua se revelam ao telescópio nesta noite de observação. Embarque nesta visita guiada pelos mais belos objetos do Sistema Solar.

Horário: 19h30
Responsável: Sgt. Wandeclayt Melo
Público: Todas as idades
Observação: Atividade realizada na área externa, neste horário o Museu estará fechado

 

Exposição Interativa Equipe Autômatos – 19 julho

Essa exposição visa demonstrar o conhecimento científico adquiridos durante a construção de um robô. Formada por 7 alunos de Ensino Fundamental da cidade de Cruzeiro/SP a Equipe Autômatos participa desde 2016 de torneios e olimpíadas no Brasil com projetos que envolvem robótica e pesquisa científica.

Horário: 9h às 15h
Responsável: Prof. Deivid Fidalgo

Exposição Interativa Show de Ciências da USP – 15 a 19 e 20 de julho

O Show de Ciências é uma apresentação teatral divertida onde elementos científicos são apresentados ao público de uma forma simples. O objetivo do projeto é a disseminação da ciência entre jovens e adultos da região. O Grupo é composto por estudantes que fazem uma apresentação interativa com a plateia.

Horário: 15 a 19 de julho às 11h às 15h / 20 de julho às 11 às 13h30
Responsável: Prof. Dr. Sandra Schneider, Prof. Dr Carlos Shigue e equipe de alunos

Exposição Interativa – Corrida de Mendeleived – 19 e 20 de julho

Jogo gigante, utilizando um tabuleiro para o conhecimento dos elementos químicos e a utilização deles.

Horário: Durante o funcionamento do MIC
Responsável: Prof. Me Maria Tereza Fabbro e equipe de alunos (IFSP)

Exposição Interativa– A química do corpo humano – 10 a 13 e de 15 a 20 de julho

Há presença de diversos elementos químicos no corpo dos seres humanos. Eles são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. A ausência ou deficiência destes elementos podem gerar um funcionamento inadequado do organismo, gerar doenças ou até mesmo levar o indivíduo à morte. Muitos destes elementos químicos são obtidos através dos alimentos e da água que bebemos. Venha conhecer esses elementos.

Horário: Durante o funcionamento do MIC
Responsável: Prof. Me Maria Tereza Fabbro e equipe de alunos (IFSP)

Exposição Interativa Comendo com a Química – 10 a 13 e de 15 a 20 de julho

Você já parou para pensar sobre a composição química dos alimentos? O que diferencia uma carne de uma fruta? Para descobrir quais são essas diferenças os visitantes irão analisar uma mesa de refeição onde será mostrada as moléculas que formam os alimentos.

Horário: Durante o funcionamento do MIC
Responsável: Prof. Me Maria Tereza Fabbro e equipe de alunos (IFSP)

Exposição Interativa Portfólio de Projetos e Atividades aeroespaciais – 12 e 19 de julho

Serão apresentadas as tecnologias em desenvolvimento que utilizam conceitos de tecnologias aeroespaciais em benefício da sociedade e do meio ambiente. Além disso, demonstrará desenvolvimento de sistemas de propulsão para auxiliar o Brasil na missão de acesso ao espaço, e ser capaz em futuro próximo de colocar, por meios próprios, satélites em órbita.

Horário: Durante o funcionamento do MIC
Responsável: Prof. Dr. Felipe Jean da Costa

Serviço
Museu Interativo de Ciências ‘Casa do Saber Marechal Aviador Casimiro Montenegro Filho’
Endereço:
 Rua Prof Felício Savastano, s/n – Vila Industrial
Telefone: 3922-0004
Entrada: 1kg de alimento não perecível que será doado ao Fundo Social de Solidariedade.
Observação: O MIC não abre aos domingos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here