Parque Ribeirão Vermelho deve ser inaugurado daqui a 12 meses

0
164

Parque Ribeirão Vermelho deve ser inaugurado daqui a 12 meses

Obras tiveram início no dia 06 de julho
Slide2
Edição de Julho de 2015

Uma cerimônia com a presença do prefeito de São José dos Campos, Carlinhos Almeida, Secretários, vereadores e comunidade do Urbanova aconteceu no dia 05 de julho no salão paroquial da Paróquia Santo Agostinho e oficializou o início das obras do Parque Ribeirão Vermelho.

Durante o encontro foi assinada a ordem de serviço para que a empresSlide1a Teixeira de Freitas Engenharia e Comércio Ltda desse início a construção do parque. Técnicos da Secretaria de Obras fizeram uma apresentação, mostrando  detalhes do complexo de lazer e responderam questões abordadas pelos participantes, como por exemplo referente à segurança. O prefeito informou que está sendo feito um estudo para avaliar a possibilid
ade de incluir monitoramento por câmeras. Segurança particular ou por meio com a guarda civil municipal ele garantiu que terá.

O parque terá infraestrutura para prática esportiva, cultura e preservação do meio ambiente. Com mais de 250 mil metros quadrados e ampla estrutura, o novo parque será uma opção de lazer para a comunidade. Serão mantidos e preservados cerca de 120 mil metros quadrados de área nativa e, no restante da área serão construídas quadras poliesportivas, um teatro, pista de skate, caminhada, ciclovia, playground, quiosques e lanchonete.

Durante a cerimônia, o prefeito destacou o caráter ambiental do projeto, já que o parque propiciará a preservação da mata nativa existente e do curso d´água do Ribeirão Vermelho. O prefeito ressaltou ainda que diversas pessoas utilizam a região do Urbanova como local para a prática esportiva, como corrida e bicicleta, e que o parque potencializará esta característica, proporcionando mais opções ao frequentador. “Nós estruturamos o entorno dessa mata nativa que vai ser preservada aqui. Será uma estrutura para que as pessoas possam praticar esportes e ter uma opção de lazer. Isso vai ser bom para quem mora aqui no Urbanova, mas também para todos aqueles, especialmente da região centro oeste de São José, que já utilizam hoje a região do Urbanova para lazer e exercício”, disse Carlinhos Almeida.

O parque terá dois portões de entrada, sendo que o acesso da área sul será pela avenida Maria de Lourdes Friggi
(continuação da Possidônio Freitas) e da área norte pela avenida Fernando Sabino (ao lado do condomínio Paratehy).

O projeto executivo prevê o fechamento completo do parque com o uso de gradil metálico e implantação de uma nova academia ao ar livre (o bairro tem uma academia ao ar livre na Av. Shishima Hifumi).

Investimento: O Parque Ribeirão Vermelho faz de um programa de investimentos firmado com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), com destinação específica para cada área proposta, como é o caso da implantação dos parques.

Além disso, a instalação de um parque público no Urbanova é diretriz do Plano Diretor da cidade e atende a necessidade de conservação ambiental para o local onde será implantado.

O custo da obra será de R$ 11.899.824,60

Via Noroeste

Durante a apresentação, o prefeito também mostrou o trabalho que está sendo desenvolvido para viabilizar um segundo acesso ao bairro. Os moradores puderam conhecer mais detalhes sobre o projeto executivo que está sendo concluído na Secretaria de Transportes, criando uma alternativa viária para a localidade, partindo do Esplanada do Sol.

“A Prefeitura está concluindo o projeto executivo da obra, que nos permite tratar da implantação da via. É um processo que deve contar, inclusive, com uma parceria com a iniciativa privada para viabilizar esse empreendimento. A gente deve concluir esses estudos até o mês de agosto e aí passa a tratar das medidas de implantação da via, que passam pelo licenciamento ambiental, licitação e contratação da obra”, disse o secretário Luiz Marcelo Silva Santos.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here