Planos de Saúde passam por transformações na pandemia

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Por WSL Corretora de Seguros

Em meio a pandemia do novo coronavirus as operadoras de planos de saúde precisaram realizar diversas mudanças no atendimento aos clientes devido à grande procura e sobrecarga do sistema de saúde. Do outro lado, os clientes passaram a se preocupar com as regras, coberturas, direitos, especialmente quanto a questão financeira e implicações do não pagamento da mensalidade do plano.

Rapidamente a Agência Nacional de Saúde (ANS) anunciou a prorrogação dos prazos máximos de atendimento dos planos para consultas, exames, terapias e serviços não urgentes.  O contrato do plano de saúde pode ser rescindido por falta de pagamento se a mensalidade não for paga por período superior a 60 dias, seguidos ou não, nos últimos 12 meses de vigência do contrato. A ANS suspendeu os reajustes dos planos de saúde por 120 dias.

O teste sorológico para Covid-19 passou a fazer parte da lista de coberturas obrigatórias dos planos de saúde, publicada pela Agência Nacional de Saúde no “Diário Oficial da União”. O procedimento passou a ser de cobertura obrigatória no segmentos ambulatorial, hospitalar, com ou sem obstetrícia, e referência, caso o paciente apresente síndrome gripal, com quadro respiratório agudo, febre, tosse, dor de garganta, coriza ou dificuldade respiratória, ou Síndrome Respiratória Aguda Grave, com desconforto respiratório, pressão persistente no tórax, saturação de oxigênio menor do que 95% em ar ambiente ou coloração azulada dos lábios ou rosto.

Outra mudança impactante foi a regularização da telemedicina através da Portaria 467 do Ministério da Saúde e o Projeto de Lei 696/2020 aprovado pelo Senado, que permite o uso da modalidade durante a pandemia. Beneficiários de planos de saúde têm o direito a consultas por telemedicina.

Com isso, agora é possível receber prescrição de medicamentos, obter pedido para exames, receber atestados e encaminhamentos para outros serviços de saúde, tudo isso em formato digital. As informações de atendimento são inseridas no prontuário eletrônico permitindo recuperá-las nas consultas seguintes para a continuidade do tratamento. O atendimento é realizado com  segurança, e a guarda dos dados segue às exigências da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPG).

Todas essas mudanças estão sendo praticadas em todas as companhias de seguro, sem custos adicionais nas apólices contratadas. A Sul América, por exemplo oferece consultas por vídeo em várias especialidades e se diferencia pelo atendimento emergencial por vídeo 24h.

Sobre a WSL: WSL Corretora de Seguros acaba de chegar ao Urbanova. Somos uma empresa com mais de 20 anos no mercado e oferecemos diversas opções de planos de saúde,  prestando consultoria e gestão de riscos para todo o território nacional

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