Prefeitura fará 3ª testagem para investigar infecção do coronavírus

0
90
As equipes de profissionais de enfermagem vão aplicar 300 testes rápidos - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

A Prefeitura de São José dos Campos inicia nesta sexta-feira (17) a terceira testagem para verificar o nível de contágio dos moradores pelo novo coronavírus. Com inquérito e coleta das amostras em todas as regiões da cidade, a pesquisa será retomada na segunda (20) e continua até a próxima quinta (23).

Serão aplicados 300 testes rápidos para traçar um mapa estatístico do município. A amostra é realizada de forma eletrônica distribuída por zonas populacionais proporcionalmente ao número de habitantes por região, com margem de erro de 4,26% para mais ou para menos e confiabilidade de 95%.

Durante os 4 dias de trabalho de campo, os profissionais de enfermagem farão visitas domiciliares aleatórias. Devidamente identificados, eles vão se apresentar aos moradores definidos e oferecer a possibilidade de testagem.

Por meio da coleta de uma gota de sangue, o teste rápido é capaz de detectar a presença de anticorpos produzidos pelas células de defesa do corpo humano após o contato com o vírus. O resultado fica disponível no intervalo de 15 a 30 minutos após a realização. Todos os indivíduos positivos serão cadastrados e encaminhados para controle da vigilância epidemiológica por contato telefônico posteriormente.

Esse mapa pode ajudar a compor as estratégias da Prefeitura para as medidas necessárias de prevenção e enfrentamento à pandemia de covid-19. Nas duas pesquisas anteriores, nos dias 16 e 17 de abril e em 13 e 14 de maio, foram testadas 900 pessoas no total. Ambas apontaram que 3,11% dos indivíduos submetidos ao teste tiveram contato com o vírus.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a testagem é uma das ferramentas mais importantes para desenhar o cenário de uma epidemia na população. Os testes ajudam a isolar os pacientes assintomáticos, que são importantes vetores na disseminação do vírus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here