Prefeitura informa que cidade tem curva de covid menor comparado ao Brasil

0
Reunião do comitê de enfrentamento ao covid-19 apresentou os dados epidemiológicos de São José - Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Em reunião do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus, realizada nesta quarta-feira (8), a Vigilância Epidemiológica da Prefeitura apresentou um balanço dos casos registrados da doença até o momento em São José dos Campos. De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde, a cidade tem hoje 78 casos positivos, incluindo 2 óbitos.

O primeiro caso positivo foi registrado no dia 7 de março. O resultado do exame só foi informado nesta semana pelo Instituto Adolfo Lutz, o que indica que o vírus já estava circulando na cidade desde o início do mês passado.

Comparando o número de casos em São José dos Campos com os dados nacionais, é possível afirmar, segundo a Vigilância, que a evolução aqui vem acontecendo em velocidade menor do que no país como um todo.

Isso porque a evolução do número de casos positivos no Brasil atingiu 100 pacientes em 17 dias desde o primeiro caso registrado – ante 78 em São José.

A característica de aumento exponencial dos casos no Brasil fica clara quando se constata que em mais 7 dias o país atingiu 1.000 casos e nos 14 dias seguintes o total alcançou a cifra de 10.000 casos.

Parte desse resultado favorável para São José dos Campos, apontando uma curva de crescimento mais achatada, se deve, na avaliação da Secretaria de Saúde, ao isolamento social que é praticado desde o dia 24 de março em todo o estado de São Paulo.

Características

Dos 78 pacientes que testaram positivo, 27% estão na faixa etária acima de 60 anos, o que indica que os cuidados com a higiene devem ser reforçados e o isolamento social mantido, pois o risco de contaminação existe para todas as faixas etárias.

Há uma divisão igual entre mulheres e homens (50%) e 18 destes pacientes são profissionais de saúde (12 médicos e 6 da área de enfermagem).

Dos sintomas mais comuns apresentados, 74% foram febre, 73% tosse, 57,5% dispneia e 33% dor de garganta. Entre as comorbidades registradas por esses pacientes estão as seguintes: doença cardiovascular, diabetes e doença crônica pulmonar.

A incidência dos casos positivos é maior entre os moradores da região oeste, seguida da centro, norte, sul, sudeste e leste. Esse dado leva em consideração a proporção de casos em relação ao número de habitantes.

Internados e suspeitos

No que se refere aos 78 casos positivos, excluindo os 2 óbitos, 20 estão internados em São José dos Campos, 1 em Jacareí e 55 encontram-se em isolamento domiciliar até terminar o período de 14 dias.

A cidade tem outros 11 óbitos suspeitos de covid-19 aguardando resultado dos exames. A Vigilância Epidemiológica também monitora 504 casos suspeitos, também à espera de confirmação. Destes, 59 estão internados e 434 encontram-se em isolamento domiciliar.

Outros 16 pacientes que adoeceram e testaram positivos são considerados curados.

 

Fique por dentro de tudo o que acontece no Urbanova e região !
Siga nosso Instagram: @revistaurbanova
Clique aqui e faça parte do nosso grupo de notícias no WhatsApp!
Sugestões de pauta:jornalismo@revistaurbanova.com.br
Comercial: comercial@revistaurbanova.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui