Prefeitura intensifica campanha para uso de máscara no transporte

0
85

A Prefeitura de São José dos Campos intensificou, nesta sexta-feira (8), a campanha de conscientização para o uso de máscaras pelos usuários dos ônibus do transporte público, vans do transporte alternativo e táxis, com a implantação de adesivos nos veículos com a orientação.

A obrigatoriedade do uso de máscara na cidade foi regulamentado pela Prefeitura nesta semana, conforme disposto no Decreto Estadual 64.959, publicado na segunda-feira (4), que estabelece as punições em caso de descumprimento.

A implantação dos adesivos com a recomendação do uso é mais uma ação da Prefeitura para preservar a saúde dos moradores, diminuir a velocidade de contágio do novo coronavírus e evitar o sobrecarregamento do atendimento dos casos de covid-19 na rede hospitalar.

No último dia 27, antes mesmo do decreto estadual e da obrigatoriedade de uso, a Prefeitura deu início à distribuição gratuita de 100 mil máscaras, que vem ocorrendo diariamente nos pontos de ônibus e nas filas de agências da Caixa Econômica Federal e lotéricas. As máscaras foram produzidas no Brasil, têm sido elogiadas pela população e serão distribuídas diariamente, enquanto durar o estoque.

Desde quinta-feira (7), a Prefeitura também vem realizando a divulgação do decreto sobre o uso obrigatório de máscara em locais abertos, áreas comuns e serviços essenciais, com carros de som que estão circulando em todas as regiões da cidade.

A recomendação do uso é uma recomendação do Ministério da Saúde, e não substitui outras práticas necessárias, como a higienização frequente das mãos, isolamento social e o não compartilhamento de objetos de uso pessoal.

Cuidados Importantes

– A máscara é de uso individual
– Use por cerca de duas horas (após o período o tecido perde a eficácia
– Lave com água e sabão neutro
– Se possível, passe com ferro quente
– Separe um recipiente ou saco plástico para guardar a máscara limpa
– Deixe de molho por 30 minutos em solução com água sanitária ou desinfetante

Como usar e manusear a máscara

– Lave as mãos antes de colocar a máscara
– A máscara deve cobrir o queixo e nariz
– Ela deve ficar justa ao rosto, sem espaço nas laterais
– Não toque no pano da máscara e não a remova para falar
– Tire a máscara pelas alças laterais e higienize as mãos
– Faça a higienização das mãos após o uso

Foto: Charles de Moura/PMSJC

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here