Prefeitura publica edital para construção da ciclovia do Vidoca

0
920
Ciclovia

A Prefeitura de São José dos Campos publicou o edital de licitação para implantação de ciclovia nas avenidas Eduardo Cury, Jorge Zarur, Rodrigo Reis Tuy e Benedito Matarazzo. A implantação da ciclovia ao logo deste trecho integra o eixo de conexão entre as zonas central, oeste e sul, oferecendo uma nova opção de deslocamento para quem mora, trabalha ou escolhe pedalar por estas regiões.

O prazo para conclusão é de oito meses após a emissão da ordem de serviço. O valor estimado da obra é de  R$ R$ 3,28 milhões. A concorrência será feita na modalidade pregão presencial. As propostas das empresas interessadas serão apresentadas no dia 21 de janeiro de 2019.

Assim como a obra do Arco da Inovação – ponte estaiada, a ciclovia também será financiada pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento).

Com 3,6 quilômetros de extensão, o projeto da nova ciclovia começa na avenida Ana Maria Nardo, no Urbanova, conectada as ciclovias da Linneu de Moura e Via Oeste e segue pelo lado esquerdo da avenida Eduardo Cury, na pista sentido centro. Na rotatória, a via passará por baixo da ponte estaiada e seguirá pela avenida Jorge Zarur. Para transpor o córrego Senhorinha será construída uma passarela. A partir deste ponto, a ciclovia continua até a avenida Rodrigo Reis Tuy, seguindo paralelamente ao Anel Viário. Próximo à linha de transmissão que margeia a avenida Florestan Fernandes, será implantada outra passarela para transpor o Anel Viário, cujo encaixe será novamente na avenida Jorge Zarur. Na sequência, a ciclovia chega até a avenida Benedito Matarazzo, marginal à via Dutra, onde se conecta a passarela próxima ao Shopping, na região sul.

O intuito é que a obra da ciclovia seja concluída simultaneamente ao Arco da Inovação, trazendo melhorias tanto para quem se desloca ônibus, carro, moto, quanto para aqueles escolhem andar a pé ou pedalando.

BikeSanja

A conexão e ampliação da malha cicloviária de São José dos Campos integram o eixo infraestrutura do programa BikeSanja, que reúne ações de incentivo ao uso do modal, como as bicicletas compartilhadas, educação para o compartilhamento seguro da via pública e legislação.

Fonte: Secretaria de Mobilidade Urbana

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here