Principais competências que todo Engenheiro deverá desenvolver

0
685

Por Nany Martins 

Os desafios já começam na formação. Especialmente no Brasil, existe um grande número de pessoas com grandes dificuldades no aprendizado de disciplinas de exatas. Essa falha na educação de base muitas vezes impede que muitos entrem no ramo da engenharia, já que será impossível fugir dos cálculos e gráficos.

A carga horária também é cruel e exige que os alunos continuem seus estudos fora do horário de aula em uma quantidade muito maior que outros cursos. É impossível levar “nas coxas” uma graduação na área. Não por acaso, cerca de 40% dos alunos que iniciam o curso não conseguem conclui-lo, desistindo no meio do caminho. Se você consegue o diploma, já pode considerar uma vitória.

Toda profissão apresenta desafios diferentes e requer habilidades diferentes.

Na engenharia não é diferente. Com seus desafios e exigências diferentes, ela permite uma ampla e variada possibilidade de especialização, o engenheiro pode ser civil, mecânico ou ambiental, por exemplo, fazendo com que cada profissional possa atuar com aquilo que realmente gosta.

Independente do assunto que mais agrade, algumas habilidades e competências são essenciais ao sucesso profissional do engenheiro. Dá só uma olhada nessas três que separei para você.

1- Ser o “cara” dos cálculos

Se você deseja ser engenheiro, portanto, é preciso gostar de matemática e, principalmente, de números.

“Sou de humanas” virou uma frase clichê muito utilizada para justificar problemas com os números. Apesar de ter sido criada como uma forma de bom humor para situações de cálculos realmente muito simples, ela serve bem para ilustrar uma das principais habilidades necessárias para a engenharia.

Os cálculos da área podem ser muito complexos para aqueles que não possuem intimidade com os números, coisa que é comum no Brasil. No ranking mundial, o país frequenta atualmente posições muito ruins nesta disciplina (58º lugar de uma relação analisada de apenas 65 países). Evidentemente, essa característica já restringe muito a possibilidade de formação em engenharia para boa parte da população.

2- Relacionamento

Você terá sempre uma equipe para gerenciar com os mais diversos gênios, pensamentos e formações. É preciso saber lidar com as diferenças e respeitar as opiniões, inclusive (quiçá principalmente) de cargos inferiores ao seu.

Além disso, saber ouvir é outra característica importante para o engenheiro. Essa habilidade é tão importante que pode fazer um projeto ruir pela má gestão dos envolvidos. Alguém que tem dificuldade de comunicação e trabalho em equipe pode tornar os participantes do projeto desmotivados e complicar uma boa execução.

Na engenharia, é impossível viver sozinho. Você até pode ter uma ou outra função mais isolada pontual, precisando apenas da elaboração de cálculos ou planilhas, por exemplo, mas caso queira ter sucesso na carreira precisará líder com equipes e, consequentemente, pessoas. Para isso, ter uma boa comunicação é essencial para se fazer entender e facilitar a execução das tarefas.

3- Observação e visão de mercado

O cargo de engenheiro permite muitas oportunidades e a possibilidade de crescimento dentro de uma empresa. Assumir cargos gerenciais é muito comum, mas exige ampla capacidade de observação para que o profissional perceba oportunidades de inovação que possam dar vantagem competitiva no mercado.

Não apenas pensando no crescimento, a engenharia possui diversos detalhes que por vezes passam despercebidos e fazem toda a diferença. Ter um olhar crítico e apurado certamente será determinante para o sucesso dentro da área. Essa característica é indispensável para quem trabalha com obras: uma falha de projeto pode causar acidentes graves e ser responsável por eles pode encerrar uma carreira promissora.

Nany Martins é mentora Executiva da Awee4Life.

Awee é uma empresa diferentona, que criou um método único para desenvolver profissionalmente empreendedores. Focada em pequenas e médias empresas, a Awee possui baixo custo, seu foco está na redução de mortalidade infantil das empresas. Awee vem desenvolvendo jovens empreendedores, gerando empregos e reduzindo a pobreza.  

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here