São José tem guardas municipais credenciados para atuar no trânsito

0
656
Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Trinta guardas civis municipais foram credenciados para atuar na segurança do trânsito em São José dos Campos. A medida atende a um decreto criado no ano passado para contribuir com as operações de restabelecimento da ordem pública.

O grupo foi nomeado por meio de uma portaria publicada no Boletim Oficial do Município, no dia 24 de novembro, e atende todas as normas da lei 9.503, de 1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Os GCM’s, coordenados pela Secretaria de Proteção ao Cidadão, passaram por diversos treinamentos sobre trânsito, segurança a pedestres e motoristas e legislação do CTB (Código de Trânsito Brasileiro), durante o processo de credenciamento junto à Secretaria de Mobilidade Urbana.

Durante o treinamento, os guardas aprofundaram seus conhecimentos sobre as regras de circulação dos veículos de emergência, ações em deslocamento, prioridades de trânsito e  responsabilidades dos condutores.

O município tem autonomia para fazer o credenciamento, uma vez que integra o Sistema Nacional de Trânsito.

São José Unida

Criado pela Prefeitura de São José dos Campos em fevereiro deste ano o “São José Unida – Segurança e Inteligência” reúne as forças policiais e os órgãos de prevenção do município para definir ações conjuntas para o ordenamento urbano e o aumento da sensação de segurança entre a população.

Integram essa força-tarefa a Guarda Civil Municipal, fiscais de posturas municipais e agentes de trânsito, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Estadual e  Polícia Rodoviária Federal. O combate à perturbação de sossego e aos fluxos são algumas das prioridades dessa força-tarefa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here