Saúde e Movimento: Treinos Rápidos e Eficientes

0
710

Por Elisa Prits

Nosso bem mais precioso hoje é o tempo. Ninguém mais tem “tempo a perder” e vivemos numa luta contra os ponteiros do relógio.

Diante disso, muita gente usa esse fato como desculpa para não frequentar a academia. Além do exercício, temos que contar o deslocamento, o banho, o lanche pós treino…

Estudos recentes comprovam que sessões de treinos mais curtas e com maior intensidade dão mais resultado que as longas e menos intensas.

Quando seu corpo recebe um estímulo forte, ele gasta mais energia para se recuperar (aumenta a demanda de oxigênio e o consumo de substratos) e com isso, seu condicionamento ganha um UP mais rápido.

O HIIT (High Intensity Interval Training) voltou ao topo da lista de Tendências Fitness 2018 da American College of Sports Medicine (ACSM) – em 2017 estava em terceiro lugar. O que mostra que metodologias intensas e de curta duração têm grande aceitação entre os profissionais de esportes e saúde.

Pensando nisso, elegi 3 tipos de treinos RÁPIDOS e EFICIENTES para mostrar que dá sim para deixar o corpo em forma sem gastar horas e horas no dia.

  1. Circuito: o tradicional das aulas de ginástica. Pode ser feito em qualquer lugar, mesmo que você não tenha muitos aparelhos ou elementos.

Para que tenha um alto gasto energético eu recomendo que alterne exercícios de força e aeróbios.

2.HIIT: o queridinho do momento (como dito acima) pode ser feito com qualquer exercício e em qualquer modalidade! O protocolo mais testado é o de Tabata, que sugere 8 sessões de 20” na intensidade máxima com 10” de pausa.

  1. Drop Set: para os marombeiros de plantão essa é a dica para deixar seu treino de musculação “the flash” e fadigar a musculatura ao mesmo tempo. Nessa modalidade você não dá intervalos entres as séries e vai diminuindo as cargas a cada rodada.

Com propostas mais enxutas você pode fazer um treino bem completo em apenas 30´. Pode acordar um pouco mais cedo e treinar antes do trabalho no parque, ou dar uma fugida na hora de almoço para deixar seu corpo em dia.

Lembrando que toda atividade deve ser orientada por profissionais de educação física.

A prática regular de exercícios previne doenças, promove bem-estar e claro, melhor a autoestima. Reserve uns minutinhos do seu dia para cuidar de você!

Todas as segundas-feiras às 8h vou compartilhar com vocês no site da Revista Urbanova informações sobre a prática de atividade física! Acompanhe os novos conteúdos e envie suas dúvidas e sugestões!

Elisa Pritsopoulos

Personal Trainer

Esp. Fisiologia do Exercício

CREF 1035-45 – G/SP

Instagram: ElisaPrits

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here