Urbanova Solidário

0
318

Sim. A orientação para que as pessoas ficassem em casa pegou todos de surpresa. Não havíamos vivido algo semelhante. De repente tudo mudou e foi preciso se reinventar.

Em meio a esse caos, pequenos gestos solidários e grandes campanhas surgiram, afinal o brasileiro é, sim, um povo que se preocupa com o próximo.

Uma das primeiras atitudes que se espalhou por todo o país foi a atenção aos idosos – principal grupo de risco. Jovens espalharam recados em elevadores, nas casas dos vizinhos se disponibilizando a fazer compras no supermercado ou farmácia, para evitar que os idosos saíssem de casa. A moradora do Urbanova Silvia Regina contou que se emocionou com o recado deixado por um grupo de jovens do condomínio em que mora.

A moradora do Eldorado, Gilmara Gomes, ao saber que músicos da cidade estavam passando necessidade, mobilizou costureiras voluntárias e iniciou a produção de máscaras de tecido para trocar por alimentos. A campanha Vidas em Música foi ganhando cada vez mais voluntários e as doações têm sido importantes para ajudar muitas famílias. As máscaras de tecido estão disponíveis para troca na Casa de Bolos Urbanova, basta levar o alimento para doação (com valor compatível a R$ 10,00, produtos de limpeza ou materiais de higiene (Avenida Ironman Victor Garrido, 110).

No Portal da Serra a moradora Eliana realizou uma ação em prol do Grupo de Apoio Solidário. “Arrecadamos alimentos e uma moradora se prontificou a fazer 53 máscaras de tecido por sua conta para trocar por caixas de bombons para fazer a Páscoa dessas famílias mais doces. Total de 53 caixas de bombons e  alimentos arrecadados”, contou a presidente da Associação de Proprietários do Residencial Portal da Serra, Veruska Waller Galvão Fernandes. No mesmo condomínio, a moradora Vania Gaddini arrecadou alimentos, produtos de higiene e roupas para doar para o movimento São José sem Fome.

No Altos da Serra VI está em andamento uma campanha de arrecadação de mantimentos e produtos de higiene para o projeto Apoio Solidário. “Temos uma outra campanha idealizada por uma nossa moradora que há 4 anos ajuda a instituição Casa de Assis que acolhe moradores de rua. Com a arrecadação pagamos contas de consumo de uma das imunidades. Em tempo de pandemia está sendo coletado entre os moradores e comerciantes do bairro, mantimentos, verduras etc para preparação de alimentos para a Casa de Assis”, contou o presidente da Associação dos Proprietários do Altos da Serra VI Roberto Acay.

Também no Altos da Serra VI, a moradora Cláudia Yokomizo Hoff buscou uma forma de ajudar. “Eu estou sem sair de casa há 30 dias e não sei ficar parada. Aí minha irmã, que faz amigurumi me ensinou e comecei a fazer, inicialmente para as sobrinhas. Com a Páscoa, comecei a fazer coelhinhos e vender no condomínio para arrecadar verba para algum projeto social. Logo soube que a Casa de Repouso da Vó Laura estava precisando fiz uma compra online e pedi para entregarem lá”, contou Claudia.

No Altos da Serra II existem duas campanhas em andamento. Em uma delas, os moradores deixam suas doações na sede administrativa e a administração leva as doações a central de triagem do grupo Apoio Solidário e a outra é a arrecadação de dinheiro por parte dos moradores,  via depósito na conta corrente de um voluntário, que faz as compras e destina uma parte delas para a Paróquia Santo Agostinho e a outra para o grupo Apoio Solidário. “Felizmente conseguimos arrecadar uma boa quantidade de alimentos e materiais de higiene e limpeza”, informou o vice-presidente da associação Mohamed Ali Osman.

Certamente existem muitas ações em andamento no bairro e não seria possível relatar todas aqui! Toda ajuda é bem vinda nesse momento. Parabéns a todos que estão se mobilizando e fazendo a diferença na vida de muitas pessoas.

Contatos dos projetos mencionados:

Apoio Solidário: www.apoiosolidario.com.br/

Movimento São José sem Fome: www.sjcsemfome.com.br/

Campanha Vidas em Música: (12) 98168-7757

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here