Vicentina abre seleção de expositores para as feiras dominicais até o domingo (17)

0
477
Parque Vicentina Aranha-urbanova
Foto: Claudio Vieira/PMSJC

Estão abertas, até o próximo domingo (17), as inscrições para os Editais 2020 de seleção de expositores para as feiras dominicais do Parque Vicentina Aranha: Feira de Artesanato Mãos e Arte, e Feira Agroecologia Naturalmente.

Para a Feira de Artesanato Mãos e Arte, estão abertas 45 vagas para exposição e venda de produtos artesanais durante todos os domingos, no horário das 9h às 13h, no período de 12 de janeiro a 13 de dezembro de 2020.

Nesta seleção, os principais requisitos a serem avaliados nos produtos serão: criatividade, autenticidade, qualidade, acabamento o processo de produção. A Feira de Artesanato Mãos e Arte objetiva proporcionar aos artesãos da região a divulgação e comercialização de seus produtos artísticos e artesanais; oferecer aos visitantes o contato com o trabalho dos artesãos regionais; divulgar diferentes técnicas artesanais e formas de trabalhos manuais; incentivar a cultura e comercialização de produtos artesanais, incentivar a criatividade para artesanatos ecológicos e sustentáveis; bem como contribuir ainda para o restauro das edificações históricas do Parque.

Os critérios para seleção de expositores para Feira Agroecológica Naturalmente variam de acordo com cada categoria, sendo elas: produtores de vegetais e de permacultura; derivados de leite e ovos; cogumelos; mel e alimentos processados de forma artesanal como geleias, compotas, temperos, molhos, conservas, pães, bolos, biscoitos, doces, etc. Todavia, em todos os casos só poderão participar do edital os produtores agroecológicos, com ou sem certificação de produtos orgânicos, com produção de âmbito familiar. As 20 vagas serão disponibilizadas conforme os grupos de produtos citados acima.

As inscrições deverão ser feitas via formulário online, disponíveis nos editais.

Semana no Parque

A semana no Parque começa na quinta-feira (14) às 9h30, com a palestra ‘Lidando com Perdas’, um assunto delicado, porém inevitável no percurso da existência. O ser humano perde para a vida, perde para a morte e isso pode trazer sofrimento, depressões, doenças, traumas. Muitas vezes são pegos de surpresa, sem tempo hábil para processar o impacto que a perca pode causar, e mesmo quando se trata de uma morte anunciada, a dor não é menor. Neste diálogo aberto, serão tratadas as seguintes questões: A perca pode ser menos penosa? O que pode trazer de crescimento? Como lidar com lutos inacabados? Com Cristina Maria Cortezzi, Psicanalista da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo e Mestre em Psicologia Clínica pela PUC- SP.

No sábado (16) às 9h30, o Vicentina Qualidade de Vida apresenta uma aula aberta de hatha yoga para pessoas de todas as idades, praticantes ou não. As práticas mensais de yoga são sucesso de público no Parque, com cerca de 100 participações por aula. Para participar, basta comparecer com uma canga, tapetinho de yoga ou algo para forrar o chão. O Projeto Vicentina Qualidade de Vida conta com o apoio do Instituto Sabin e do Instituto de Oncologia do Vale.

No domingo (17) a programação começa cedo às 8h15, horário em que o Parque e avenidas próximas estão tranquilas e silenciosas, cenário perfeito para uma caminhada contemplativa para observação de aves. O Observatório de Pássaros do Vicentina é conduzido pelo Médico Veterinário Vagner Luis Camilotti, Mestre em Ecologia (UFRGS) e Doutor em Ciência do Sistema Terrestre (Inpe), desde 2014. O ponto de encontro para este passeio guiado é o Pavilhão Central, com lugares limitados por ordem de chegada.

A Feira Agroecológica do Parque recebe no domingo (17) às 10h, uma Roda de Conversa sobre Ferramentas Apícolas. Neste encontro, serão apresentadas as principais ferramentas normalmente utilizadas pelo apicultor, seus usos e cuidados ao utilizá-las, além da conscientização da importância da preservação da vida destes insetos para o meio ambiente e biodiversidade. Com Paulo Manabu Horie, produtor da Feira Agroecológica Naturalmente, Engenheiro Mecânico aposentado e Apicultor há cerca de 4 anos.

O Duo Pereira e Oliveira apresenta no domingo (17) às 10h30, o show Tango: dos Bordéis às Salas de Concerto. O Tango é um gênero musical que teve como reduto principal os bordéis de Buenos Aires do final do séc. XIX, tendo como uma das formações instrumentais principais o duo de flauta e violão. No decorrer do século, o estilo foi passando por transformações, como a adição de instrumentos como o bandoneon, por exemplo, e a expansão da linguagem musical. O Duo Pereira e Oliveira, formado pelo flautista Cesar Pereira e pelo violonista Diogo Oliveira, faz uma apresentação que passa por tangos tradicionais, por obras de Astor Piazzolla (responsável pela expansão estilística do gênero) até chegar às obras do compositor Máximo Diego Pujol. Esta apresentação contará com a participação especial do argentino Alejandro Horno.

Também no domingo (17) das 9h às 13h, ocorrem as feira do Parque: Feira de Artesanato Mãos e Arte e a Feira Agroecológica Naturalmente. A Biblioteca ao Ar Livre estará aberta das 09h às 12h, com um acervo de livros infanto-juvenis para uma gostosa leitura no Parque. A exposição lúdica Ciência no Parque estará aberta para visitação das 10h às 13h. Todas as atividades são livre e gratuitas, para participar basta comparecer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here