Vidas Inteligentes

0
1054

 

Por Marcelo Guedes – @marceloguedes

Hoje em dia, percebemos que projetar é bem mais do que ter espaços otimizados. Significa, entre outras coisas, também utilizar a tecnologia para agregar valores à nossa vida e ao nosso cotidiano.

Pensando nisso, neste mês falo sobre a automação residencial, que serve pra facilitar o nosso dia a dia e proporcionar mais comodidade, segurança, conforto, economia e inovação à toda família.

O mercado oferece inúmeras possibilidades em iluminação, sonorização, ar condicionado, entre outros, que, junto à um sistema de automação, podem ser controlados por um aplicativo, conectando mais as pessoas aos ambientes.

Imagine, você acordar com sua música preferida tocando, a persiana abrindo aos poucos até abrir totalmente, enquanto isso seu café está sendo preparado e suas luzes da frente da casa que ficam ligadas a noite começam a apagar.  E se sua casa começar se preparar para te receber? Isso é possível com a automação residencial, através de seu GPS sua casa identifica que você está chegando e começam os preparativos, persianas abrem, sua TV liga no canal preferido e as principais luzes acendem.

Sabemos que a tecnologia veio realmente para ficar, a automação residencial está cada vez mais sedimentada e desejada, as tarefas rotineiras e repetitivas deixaram de ser preocupação para seus moradores.  Com a automação residencial, é possível ter total acesso a sua casa remotamente e saber exatamente tudo que está acontecendo, através de sensores você recebe notificação em seu celular caso sua casa tenha sido invadida, ou mesmo simular que há alguém na casa com cenas programadas para acender e apagar.

Tem também as fechaduras inteligentes, com as quais podemos acionar a entrada em nossa casa através da senhas ou por biometria. Além da comodidade, contamos com a segurança de sabermos quem acessa, quando acessa e podemos ter essas informações mais precisas e completas direto no celular.

Outro exemplo aparecem nas geladeiras com câmeras embutidas que são acionados através do celular e fotografa os alimentos onde percebemos como podemos “alimentar” melhor a nossa família. Bem interessante isso não é mesmo? Isso já é realidade.   Sabemos que podemos ter a automação residencial como item que além de agregar valor ao seu imóvel, proporciona despreocupação, mais tempo para toda família, afinal, quem um dia já não sonhou  com a casa tecnológica do desenho “Os Jetsons” da década de 60 (risos).

Se o mundo evoluiu, também temos que aproveitar essa tecnologia a nosso favor e que possamos ser felizes controlando a iluminação, o som, aproveitando as comodidades, criando cenários que gostamos, afinal, a vida merece ser vivenciada da melhor maneira possível.

Um abraço e sucesso a todos !!!

Marcelo Guedes é Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade Braz Cubas de Mogi das Cruzes. Foi presidente da AEASJC – Associação de Engenheiros e Arquitetos de SJCampos e diretor do IAP (Instituto de Aprimoramento Profissional) da Aconvap – Associação das Construtoras do Vale do Paraíba e foi professor da Unip.

Também integra o projeto Caminhos da Arquitetura e já fez parte da Câmara Técnica do CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo e Gerente do Crea/SP.

Atualmente é Professor Universitário da Universidade Anhanguera e do Senac.

Trabalha com Projetos de Arquitetura e Projeto de Interiores, especializado em Luminotecnica e Planejamento e Gerenciamento de Projetos. 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here